preços da mandioca

Preços da mandioca nos maiores patamares históricos!

Em setembro de 2017, os preços da mandioca subiram com força em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea/Esalq, devido à baixa oferta da raiz.

Esse cenário de preços da mandioca em patamares recordes se deve ao clima quente e seco, que prejudicou as atividades no campo.

No final de setembro, a média a prazo da tonelada subiu 7,11% frente à semana anterior, a R$598,78, o maior valor de toda a série histórica do Cepea, iniciada em janeiro de 2002. Em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI de agosto/17), é a maior desde janeiro de 2014.

Como visto, os preços da mandioca são os maiores da história apurada pelo Cepea/Esalq que teve início em 2002.

Quanto à quantidade de matéria-prima processada, na última semana de setembro, o volume caiu 30% frente ao período anterior, indo a 11,2 mil toneladas, visto que muitas fecularias pararam as atividades por causa da baixa disponibilidade.

As unidades ativas, por sua vez, registraram ociosidade média de 76,8% da capacidade instalada. No mês, foram processadas 81,4 mil toneladas, queda de 41,2% frente a agosto/17 e de 60% na comparação com setembro de 2016.

Com as chuvas nas regiões do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o ritmo de colheita pode melhorar. Vale lembrar que há poucas lavouras disponíveis para a colheita e parte dos produtores deve dar preferência para o plantio, que está atrasado, ou para o replantio em algumas áreas onde foram observadas perdas.

Nas regiões noroeste e centro-oeste paranaenses, o tempo seco prejudicou o avanço da colheita, ao mesmo tempo em que há poucas lavouras disponíveis. Sem estoques, empresas buscam intensificar o processamento.

No extremo-oeste, por sua vez, além do clima desfavorável, a menor oferta se deu principalmente pela falta de lavouras de segundo ciclo.

O Foodnews destaca a mandioca, que foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado do Cepea/Esalq

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Preços da mandioca nos maiores patamares históricos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!