preços dos ovos

Preços dos ovos em disparada e a culpa é do calor!

Os preços dos ovos tem disparado neste início de 2017, especialmente em fevereiro. Entenda os motivos desta alta no Foodnews!

A diferença entre as cotações dos ovos brancos e vermelhos levantados pelo Cepea/Esalq aumentou significativamente em fevereiro.

Enquanto a caixa do ovo branco se valorizou 15,4% na parcial do mês (de 31-jan a 16-fev), indo para R$ 87,54 nessa quinta-feira, 16-fev, a do ovo vermelho apresentou alta de 20,2%, para R$ 102,13.

Os preços dos ovos dispararam nos últimos dias e a culpa é do excesso de calor!

Nesse cenário, a diferença entre os produtos saltou de 9,4 reais/caixa no dia 31-jan para 14,59 reais/caixa em 16 de fevereiro, a maior desde fevereiro/15.

E por que os preços dos ovos aumentaram e a diferença entre o ovo branco e vermelho igualmente aumentou?

Segundo pesquisadores do Cepea/Esalq, o calor tende a diminuir a produtividade das galinhas e prejudicar a qualidade dos ovos, principalmente do tipo vermelho, e com o aumento da demanda por ovos em geral, a oferta reduzida de vermelhos impulsiona ainda mais os preços dessa variedade frente ao ovo branco.

Os especialistas afirmam que temperaturas acima de 30 graus prejudicam a postura e diminui a produtividade das granjas, com efeito de alta nos preços dos ovos. Há casos inclusive de aumento da mortalidade das galinhas em muitas granjas que não dispõem de um sistema de resfriamento do ambiente de produção.

Segundo avicultores, as aves que sobrevivem ao clima quente, comem menos e botam uma quantidade menor de ovos. A galinha deixa de consumir a ração. Com isso, ela tem menos nutrientes para formar um ovo. Então, durante este período de calor, a queda de produção gira em torno de 15%.

O Foodnews discutiu o comportamento de preços dos ovos no longo prazo. Clique aqui para acessar o artigo!

Os ovos apresentaram uma alta bastante significativa e em 2016 foram um dos principais componentes de alta entre os insumos utilizados na cozinha.

Fonte: Adaptado de Cepea/Esalq

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Evento, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Preços dos ovos em disparada e a culpa é do calor! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!