pressão alta

O potássio ou melhor, a banana, é um forte aliado contra a pressão alta

Você sabia que o potássio, mineral presente na banana, pode ser um importante aliado no controle da pressão alta?

O fato é que a pressão alta está associada a morte de cerca de 7,5 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. E os médicos sabem há muito tempo que o potássio ajuda a diminuir a pressão arterial.

E para entrar mais à fundo na questão, uma equipe de seis médicos e pesquisadores internacionais, incluindo uma equipe da Oregon Health & Science University, tem 5 anos e uma verba US$6 milhões para entender melhor o assunto e descobrir como e por que o potássio ajuda no controle da pressão alta.

A parte mais técnica relacionada a biologia e as questões fisiológicas ligadas aos mecanismos pelos quais o potássio reduz a pressão arterial ficará sob responsabilidade dos pesquisadores, claro. Mas, o importante é que os efeitos benefícios do potássio na redução da pressão alta são já bastante reconhecidos.

Como sabemos e inclusive temos discutido no Foodnews (clique aqui) as dietas com alto teor de sal são a principal causa de pressão arterial elevada.

Mas fazer com que as pessoas reduzam a ingestão de sal é mais difícil do que aumentar a quantidade de potássio em suas dietas.

Os pesquisadores destacam que os efeitos benéficos do potássio são mais marcantes para pessoas em uma dieta com alto teor de sal. “Então, se você estiver com uma dieta com alto teor de sal, então, comer mais potássio reduzirá consideravelmente sua pressão arterial “, afirmam.

E altas concentrações de potássio não são encontradas apenas na banana. Batata doce e tomate, por exemplo, além de muitas outras frutas e vegetais são boas fontes do mineral.

O Foodnews detalha sobre o perfil do excesso de peso entre os brasileiros, de acordo com os dados da Vigitel Brasil de 2016. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

O potássio ou melhor, a banana, é um forte aliado contra a pressão alta was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!