produção de abacate

Principais características da produção de abacate no Brasil

A produção de abacate no Brasil está concentrada nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Esses dois estados concentram 84% do total da produção de abacate do país. As primeiras safras começam dois anos e meio após o plantio, mas os lucros são mais elevados a partir do quarto ano.

Em Minas Gerais, variedades precoces são colhidas de março a junho e as tardias, do final de julho a novembro. Em São Paulo, a colheita ocorre com 30 dias de antecedência às atividades mineiras.

O clima ideal para produção de abacate é o ameno, não muito úmido (seco no verão e chuvoso na primavera), sem obrigatoriedade de irrigação, apesar de recomendada pelo menos no primeiro ano.

De modo geral, agentes consideram que a rentabilidade do abacate é bastante satisfatória, visto que tanto os preços quanto a demanda estão atrativos. A cultura em MG é, para muitos, um complemento à renda durante a entressafra do café, além de ser uma boa opção para sombreamento dos cafezais e outras culturas.

A demanda pela fruta é crescente, com cultivo relativamente simples. Além disso, ela é uma das “queridinhas” de nutricionistas e adeptos da vida saudável, visto que é uma fonte de gorduras boas.

O Foodnews já destacou algumas curiosidades e benefícios do abacate geada, com menor teor de gordura dentre as demais variedades da fruta! Clique aqui e conheça os benefícios do abacate geada!

Apesar de a maior parte da comercialização ser nacional, a oportunidade da comercialização externa está “no radar” de muitos produtores, mas, neste caso, é necessário produzir especificamente o avocado. Outra vantagem é a possibilidade de espera na colheita da fruta na árvore – há um tempo de até três meses após a maturação.

Veja também que a estiagem foi um dos principais responsáveis pela alta dos preços na Ceagesp em setembro de 2017!

Os preços dos produtos hortifrutigranjeiros comercializados no maior centro atacadista do gênero da América Latina, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), subiram, em média, 4,88% em setembro. Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Principais características da produção de abacate no Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!