produção de abacaxi

Principais características da produção de abacaxi no Brasil

A produção de abacaxi no Brasil está concentrada nos estados de Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraíba e Pernambuco.

A produção de abacaxi nesses estados representa cerca de 80% do total produzido da fruta no País.

Vale destacar que a colheita do abacaxi ocorre o ano todo, sendo intercalada entre as regiões. O clima ideal para o desenvolvimento da cultura é quente e úmido. A colheita ocorre de 18 a 24 meses após o plantio, com pós-colheita de 10 a 15 dias.

Apesar da possibilidade de produção o ano todo em uma mesma região com o uso de irrigação, agentes consultados pela equipe Hortifruti/Cepea relataram que o uso desta tecnologia para a cultura ainda é bastante restrito no Brasil.

Sobre a rentabilidade da produção de abacaxi, de modo geral, agentes entrevistados a consideram positiva, principalmente aos produtores com maior grau de profissionalização. Contudo, como todas as culturas agrícolas, há anos de altos e baixos.

O abacaxi é uma das principais frutas produzidas no Brasil, com área plantada de quase 70 mil hectares e produção de 1,8 milhão de toneladas em 2015, segundo o IBGE.

Com investimentos em tecnologia, é possível ampliar a produtividade (que é baixa no Brasil quando comparada à dos principais países produtores) e a qualidade, e diversificar a comercialização. Um exemplo dessa diversificação é comercializar as frutas descascadas, limpas e embaladas.

E por falar em produção de abacaxi no Brasil, o Foodnews destacou algumas curiosidades do abacaxi pérola que é um das 5 variedades que são comercializadas na Ceagesp, ao lado do tipo havaí, gold, gomo de mel e jupi.

Entre eles, o abacaxi pérola é facilmente identificável pelo seu formato em gota (mais gordo na base e mais fino próximo à coroa de folhas). Clique aqui e saiba mais da fruta!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Principais características da produção de abacaxi no Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!