produção de açaí

Produção de açaí e sua sustentabilidade requer investimentos!

A produção de açaí no país busca apoio e investimento.

Toda cadeia do açaí, desde a produção ao processamento, carece de gestão, capacitação e investimentos para garantir a sustentabilidade de um alimento tipicamente brasileiro e muito apreciado tanto aqui como lá fora.

A produção de açaí busca investimentos que garantam sua sustentabilidade!

O melhoramento do material genético, a introdução de boas práticas de cultivo e de manejo e aumento da assistência técnica deverão impulsionar produção de açaí no país e favorecer toda a cadeia do fruto.

O Pará é o maior produtor de açaí no Brasil e é fonte de renda de cerca de 13.000 produtores no estado, tendo grande importância socioeconômica na região, envolvendo mais de 300 mil pessoas de 54 municípios.

O cultivo do açaizeiro no Pará  movimenta mais de R$ 3 bilhões por ano.

Para encontrar soluções de problemas ligados ao transporte, acondicionamento, segurança e de controle de qualidade, representantes de instituições públicas tem buscado apoio e soluções junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Uma das questões destacadas pelos produtores é da necessidade de investir em equipamentos, na automação da agroindústria e na pasteurização do fruto.

De acordo com o MAPA está sendo elaborado plano de trabalho que inclui ações imediatas e de médio prazo para melhorar as condições de produção do açaí.

Um dos problemas enfrentados no Pará é a contaminação microbiológica e por barbeiro. Para melhorar esse quadro, a secretaria de Saúde da capital do estado, criou em 2015 a Casa do Açaí, com o objetivo de capacitar os batedores de açaí, orientar e incentivar boas práticas a doença de chagas.

Nesse programa  já foram orientados e formados mais de dois mil trabalhadores ligados a produção de açaí.

Fonte: material adaptado do MAPA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Produção de açaí e sua sustentabilidade requer investimentos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!