produção de banana

Apesar dos custos em alta, produção de banana deve ser rentável

O Foodnews destaca que a produção de banana segue vantajosa apesar do aumento dos custos.

O Vale do Ribeira (SP) é a região produtora de banana consultada pelo Hortifruti/Cepea que apresenta maior área de média/alta tecnificação, com cerca de 25.000 hectares.

Apesar de não apresentar novos registros de crescimento, manter esta área de produção de banana tem se tornado mais caro a cada ano.

Mas, mesmo que os custos de produção da prata e da nanica tenham aumentado nos últimos anos, segundo produtores, ainda é vantajoso investir na produção no Vale do Ribeira. A rentabilidade unitária na região tem sido positiva e os preços devem ficar acima dos custos na média de 2017.

De janeiro a agosto, os valores recebidos por produtores pela nanica e pela prata litoral estiveram 75% e 53%, respectivamente, acima dos gastos estimados por produtores para cobrir os custos de um quilo da fruta.

Bananicultores do Vale do Ribeira têm gastos fixos que encarecem a produção, como pulverizações e trato cultural, que não precisam ser realizados com tanta frequência em outras localidades. Além disso, os cachos acabam sendo bastante impactados pelo inverno e exigem cuidado extra. Além destes, outros fatores também influenciam nos custos de produção, como o valor da terra e da mão de obra.

Os preços da banana nanica tem subido em setembro de 2017 em todas as regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea (clique aqui).

O Foodnews apresenta a importância, em relação ao faturamento, dos principais hortifrútis do país! Vale destacar que 7 dos principais hortifrútis tem faturamento acima de R$1 bilhão ao ano: tomate, batata, maçã, banana, laranja, mamão e cebola. Pois é, a banana é um dos principais hortifrútis do país (clique aqui e saiba mais).

O Jornal Entreposto realizou em 2017 uma edição especial relatando o cenário nacional das plantações de banana no Brasil.

No artigo foi mostrado que o Brasil ocupa uma posição de destaque no âmbito mundial, sendo um dos principais produtores de banana, ficando entre a terceira e a quarta posição, segundo os dados do IBGE.

Por ano são produzidas cerca de 7 milhões de toneladas de banana no país! Clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Apesar dos custos em alta, produção de banana deve ser rentável was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!