produção de goiaba

Principais características da produção de goiaba no Brasil

A produção de goiaba no Brasil está concentrada nos estados de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, que participam com 80% do total produzido.

Geralmente, é possível realizar a colheita de 11 a 13 meses após o plantio – ou de seis a oito meses após a poda.

O clima ideal para a produção de goiaba é o seco e quente. A irrigação não é obrigatória, mas pode aumentar a produtividade, escalonar a oferta ao longo do ano e encurtar o período de produção. O período de maior disponibilidade da fruta ocorre entre janeiro e fevereiro.

Os preços da variedade, de modo geral, superam os custos na média de cada safra. A oferta segue estável com relação a outros anos, mas a retração na demanda doméstica, devido à crise econômica, tem resultado em preços mais baixos em 2017, e consequentemente, em rentabilidade limitada. A comercialização da fruta é, basicamente, nacional.

É importante que haja um calendário anual de produção de goiaba, especialmente para se produzir nos períodos de entressafra, otimizando, assim, a mão de obra.

A indústria pode ser uma boa opção de escoamento das frutas sem o padrão necessário para o mercado in natura, visto que os preços neste segmento são geralmente menores.

Contudo, quando há concentração da produção de goiaba, o excedente do mercado in natura também pode ser absorvido pelas indústrias.

Veja também que a estiagem foi um dos principais responsáveis pela alta dos preços na Ceagesp em setembro de 2017!

Os preços dos produtos hortifrutigranjeiros comercializados no maior centro atacadista do gênero da América Latina, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), subiram, em média, 4,88% em setembro.

Essa foi a segunda maior alta de preços na Ceagesp no ano, influenciada pela estiagem prolongada, que afetou principalmente as frutas. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Principais características da produção de goiaba no Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!