produção local de alimentos

Produção local de alimentos é valorizada pelos consumidores!

A produção local de alimentos é cada vez mais valorizada na gastronomia e entre os consumidores em geral.

A produção local de alimentos costuma atrair a preferência do consumidor consciente, devido, especialmente, à associação ao frescor do alimento (que tem um “caminho mais curto” em relação à venda convencional).

Além disso, oferecer suporte a economia e agricultores locais, colaborar para a redução do impacto ambiental e conhecer a origem também estão entre as maiores motivações dos que optam pela compra neste segmento.

A tendência de valorização da produção local de alimentos, no Brasil, é traduzida principalmente pelas feiras de produtores, que vendem o hortifrútis diretamente ao consumidor. Há, também, a compra da produção local por parte de restaurantes e de varejistas de uma determinada região.

O grande desafio para os produtores agregarem essa tendência ao seu negócio, porém, é a logística – que se torna mais custosa, principalmente na venda “de porta em porta”. Além disso, esse tipo de mercado exige que o produtor amplie seu foco de atuação para além do cultivo, visto que ele precisa atender ao público, realizar a entrega e outras atividades para as quais, muitas vezes, não está preparado.

O Foodnews tem destacado a crescente importância da produção local de alimentos que tem o movimento conhecido como Slow Food (clique aqui) um dos que valorizam esta iniciativa.

O Slow Food é um movimento contrário ao que conhecemos por Fast Food. O Slow Food  que literalmente significa “comida lenta” é um movimento que visa promover uma maior apreciação da comida e melhorar a qualidade das refeições.

E por falar em produção local de alimentos, o conceito Slow Food, conheça o Foodnews Sustentabilidade, um espaço dedicado as questões ambientais relacionadas à alimentação fora do lar!

Adaptado da Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Produção local de alimentos é valorizada pelos consumidores! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!