produção orgânica

Evento discute produção orgânica e seus desafios!

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) realiza o Fórum Paulista da Produção Orgânica e Agroecologia no dia 30 de novembro.

O Fórum visa discutir e trocar conhecimentos para o avanço dos sistemas agroalimentares de base ecológica, ou seja, de produção orgânica!

Além disso, explica Francisco Corrales, da Embrapa Meio Ambiente e também coordenador do Fórum, o grupo irá analisar progressos no campo da produção orgânica e da agroecologia.

A abertura será feita pelo Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente Marcelo Morandi. Em seguida, Reginaldo Morikawa, da Korin, fala sobre o quadro atual da produção orgânica e especificamente a situação do uso e disponibilidade de insumos alternativos para a produção orgânica e agroecologia no país e no Estado de São Paulo.

Haverá a apresentação de palestras sobre experiências da produção orgânica e do uso de insumos da Fazenda Pereiras localizada no município de Itatiba, com Matias Vargas, da Fazenda Pereiras e sobre prospecção de demandas da produção orgânica no estado de São Paulo (SP), com Ana Cristina Garofolo, Chefia de TT da Embrapa Agrobiologia (Rio de Janeiro, RJ), fruto da pesquisa recente realizada na CPorg.

Reginaldo Morikawa, Matias Vargas e Ana Cristina Garofolo participam de mesa-redonda sobre quadro atual da produção orgânica e especificamente a situação do uso e disponibilidade de insumos alternativos para a produção orgânica e agroecologia no país e no Estado de São Paulo, seguida de debate.

Após o almoço, o tema será Mercados Locais Alternativos, com a apresentação mercados alternativos: circuitos curtos (CC) de comercialização de produtos orgânicos na região metropolitana de Campinas, por Maria Watanabe e Alfredo Barreto Luiz, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e Giovanna Garcia Fagundes, da Unicamp. E a experiência de organização social de produtores orgânicos da Associação de Agricultura Natural de Campinas por Maria Elisa Tassi.

Também haverá a palestra Oportunidades, questões de pesquisas em sistemas alternativos de produção e de mercados: Subsídios para políticas públicas, com Lucimar Santiago de Abreu, seguido de debate.

Inscrições pelo e-mail cnpma.eventos@embrapa.br

Vale destacar que o mercado de orgânicos é promissor. Vejas números do mercado de alimentos orgânicos no Brasil e no mundo! Clique aqui!

Adaptado de Cristina Tordin, da Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Evento discute produção orgânica e seus desafios! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!