produzir mais com menos

Será necessário produzir mais com menos!

O Foodnews destaca os desafios de produzir mais com menos recursos. E, claro, produzir mais com menos recursos passa necessariamente pelo investimento em pesquisa!

O futuro da pesquisa agropecuária brasileira e da produção de alimentos foi debatida durante o workshop “Agronomia no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, realizado em outubro na Embrapa.

No evento, 3 especialistas apresentaram conclusões comuns de que será preciso produzir mais com menos recursos, e sobre a necessidade de o Brasil não interromper os investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

“Estamos no início da conquista de uma agricultura tropical sustentável e os recursos em pesquisa não podem ser interrompidos”, enfatizou o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. “Nosso País é mundialmente reconhecido pela capacidade de produzir até 3 safras por ano. A Integração Lavoura-Pecuária é outro exemplo bem-sucedido sobre como produzir diversas culturas numa mesma área e recompor água. A continuidade dos investimentos em instituições de CT&I é essencial para a segurança nacional”, disse Paolinelli.

Rui da Silva Verneque, presidente da Epamig, traçou uma análise conjuntural sobre os futuros cenários da agricultura. Segundo ele, o aumento da demanda pela produção de alimentos, aliado à escassez de mão de obra e às grandes restrições relacionadas à expansão de terras cultiváveis e aos recursos hídricos, será um dos principais desafios. “A necessidade é o desenvolvimento de cultivares mais adaptadas aos diferentes biomas e resistentes a pragas e doenças, além de uma maior eficiência dos genótipos frente às mudanças climáticas”, antecipou.

Rubens Augusto de Miranda, da Embrapa, também reforçou que será necessário produzir com maior eficiência diante dos cenários de escassez, fazendo uma analogia a uma afirmação do pesquisador Eliseu Alves: “o Brasil já foi parecido com a África de hoje: crise na produção de alimentos, preços elevados”. “Para ser possível, a nova Revolução Verde se dará por conhecimento em ciência e tecnologia”, enfatizou Miranda, corroborando a conclusão de que somente com investimentos em pesquisa será possível ao País ter suficiência em alimentos, água e biocombustíveis.

O Foodnews apresenta dados que revelam os alimentos mais produzidos no Brasil (clique aqui).

Veja também estudo que mostra o rank dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo (clique aqui).

Guilherme Viana, da Embrapa
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!
Será necessário produzir mais com menos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!