qualidade dos produtos orgânicos

Ajude a garantir a qualidade dos produtos orgânicos

Você também faz parte da rede que ajuda a garantir a qualidade dos produtos orgânicos. Esse é o tema da Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos.

A campanha organizada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), inclui atividades em todo país, como a realização de feiras, mostras, degustação e encontros.

Materiais como vídeos e panfletos serão usados para informar sobre cuidado, direitos e obrigações de produtores, consumidores, processadores e comerciantes de orgânicos.

O aumento da produção e do consumo desses produtos acontece em ritmo cada vez maior, em função da consciência e da preocupação da sociedade com a qualidade do que é consumido e com o impacto do processo produtivo sobre o meio ambiente.

O Foodnews tem destacado o aumento do consumo dos produtos orgânicos (clique aqui), bem como as iniciativas para informar sobre a qualidade dos alimentos em função dos agrotóxicos utilizados no campo (clique aqui).

Em 2013, o Brasil contava com 6,7 mil unidades oficiais de produção orgânica e, agora, já são quase 15 mil unidades registradas no Ministério da Agricultura. Embora a produção se estenda por todos os estados, São Paulo e Rio Grande do Sul têm maior concentração.

Para a organização da produção, o Mapa conta com Comissões de Produção Orgânica (CPORgs) nos estados, que coordenam ações de fomento; sugerem adequação de normas e controle da qualidade; ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas.

De acordo organizadores da campanha, “com essa rede, abrimos espaço para dialogar e melhorar a participação social no mercado e o consumo de orgânicos”.

Uma vez que o produto final resulta de um sistema orgânico de produção, para garantir qualidade dos produtos orgânicos são necessários procedimentos que possibilitam a identificação e a rastreabilidade do campo até a mesa.

O objetivo da campanha é também contribuir para evitar fraudes e para garantir qualidade dos produtos orgânicos.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ajude a garantir a qualidade dos produtos orgânicos was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!