quiabo

Saiba mais do quiabo e seus benefícios a saùde!

O Foodnews apresenta algumas curiosidades e benefícios do quiabo, produto em destaque no Ceagesp neste início de ano.

De origem africana, o quiabo chegou ao Brasil trazido pelos escravos na época da colonização, porém, já era cultivado no Egito 12 séculos antes de Cristo.

Saudável e nutritivo, o fruto do quiabo é uma cápsula fibrosa esverdeada que possui sementes brancas. Outra característica marcante do produto é sua gosma transparente que pode ser facilmente removida de acordo com o preparo.

Os brasileiros costumam consumir o alimento antes da maturação em refogados com frango ou carne – jeito popular em Minas Gerais – ou no famoso caruru, prato tipicamente nordestino.

Consumimos o quiabo pouco antes de sua maturação, pois maduro o fruto endurece.

O quiabo possui baixas calorias (100 gramas têm 30 kcal) e é de fácil digestão sendo indicado para quem deseja perder peso.

Ele também possui propriedades medicinais e é recomendado em casos de diarréias, verminoses, inflamações no estômago, rins e intestino.

De acordo com as pesquisas científicas, o quiabo é um alimento:

  • anticancerígeno, reduz ataques cardíacos, diminui o colesterol sanguíneo, alivia desordens intestinais, inflamações no cólon, diverticulite e úlceras estomacais;
  • neutralizador de ácidos, lubrificante do trato intestinal, auxilia na melhora de queimaduras, acalma psoríase e envenenamento e pode ser utilizado no tratamento de inflamações nos pulmões, síndrome do intestino irritável e dores de garganta.
  • influência no diabetes: pesquisas sugerem que a ingestão de quiabo regula favorece o controle do diabetes, além de reduzir de maneira significativa as taxas de glicose no sangue.

Esse alimento também é fonte de vitamina A, C, B1, B2 e B5, além de ser rico em proteínas, fibras e cálcio. Seu consumo é sugerido ainda para gestantes por fornecer ácido fólico, propriedade que costuma ficar deficiente nas mulheres grávidas.

Atualmente, São Paulo é o maior produtor de quiabo do país.

No ano de 2016 entraram na Ceagesp 12.621 toneladas do produto e os principais produtores são os municípios de Piacatu (SP), Itaberá (SP), Gabriel Monteiro (SP), Anápolis (GO), Araçatuba (SP) e Santo Antônio do Aracanguá (SP).

Fonte: Texto adaptado do Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Saiba mais do quiabo e seus benefícios a saùde! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!