rabanete

Saiba mais do rabanete e seus benefícios à saúde

O rabanete faz parte daqueles legumes que ou se ama, ou se odeia.

Há quem adore aquele sabor meio ardidinho e a crocância dele, como há quem não o aprecie muito pelos mesmos motivos.

Entretanto, mesmo aquelas pessoas que não são muito fãs desse primo do nabo talvez mudem de ideia, ao ver quantos benefícios à saúde se obtém ao consumir esta raiz de formato arredondado ou alongado e de casca vermelha e interior branco.

O rabanete é uma hortaliça cultivada na Europa e Ásia desde a Antiguidade, de onde saiu para se espalhar por todo o mundo, apreciado pelo seu sabor adocicado, refrescante e picante.

Ele pertence à família Brassicaceae, a mesma da couve, do nabo, da mostarda e do agrião. Normalmente consumido cru em saladas, vai muito bem também no preparo de sucos, conservas e sopas.

Essa raiz tem excelentes fontes de nutrientes, tais como antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres no organismo, aumentando com isso o sistema imunológico. Suas fibras auxiliam o sistema digestivo, além de ser rico em minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco, e vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina, que ajudam no controle da pressão arterial e a saúde cardiovascular.

Mas suas propriedades do rabanete não param por ai:

  • Previne o câncer – o rabanete possui um composto chamado isotiocianato que é considerado um excelente alimento anticancerígeno.
  • Ajuda na perda de peso – ele é pouquíssimo calórico (16kcal/100 gr) e é rico em nutrientes capazes de promover um emagrecimento saudável.
  • Combate problemas urinários – possui ação diurética e auxilia na cura de inflamações e combate a sensação de queimação na hora de urinar.
  • Regula o intestino – suas fibras ajudam a melhorar o volume dos movimentos intestinais, evitando problemas como a prisão de ventre, e também beneficia nos casos de diarreia.
  • Melhora o sistema respiratório – reduz irritações nos pulmões, nariz e traqueia causados por alergias, infecções e resfriados
  • Faz bem para a pele – ao hidratar o corpo, a pele ganha jovialidade ao ficar livre dos sinais do envelhecimento precoce, como rugas, linhas de expressão e manchas.
  • Favorece o ganho de massa muscular – é uma boa fonte de proteínas, nutrientes essenciais para a construção e reparação muscular.

Com boa oferta no ano todo, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu em 2017 cerca de 1.399 toneladas de rabanetes, provenientes principalmente das cidades paulistas de Piedade, Cotia, Ibiúna, Mogi das Cruzes e Embu Guaçu.

O Foodnews apresenta os dados que revelam quais os principais países exportadores de vinho para o Brasil, de 2016 a parcial de 2018. Clique aqui e confira!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Saiba mais do rabanete e seus benefícios à saúde was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!