reciclagem de óleo de cozinha

Reciclagem de óleo de cozinha: destino correto do resíduo

O Foodnews, em parceria com a ANR – Associação Nacional de Restaurante, destaca a notícia que trata da importância da correta destinação de resíduos dos estabelecimentos comerciais. Isso fez com que a reciclagem de óleo de cozinha em bares e restaurantes seja cada vez mais praticado. Confira!

Veja o caso dos bares e restaurantes de Vila Velha, no Espírito Santo, que praticam a reciclagem de óleo de cozinha há 4 anos.

Os estabelecimentos de Vila Velha – ES vem cumprido a lei municipal 5252 de 2012 que determina a bares, restaurantes e lanchonetes do município a correta destinação do óleo utilizado na cozinha.

Por conta dessa lei, cerca de 1,2 milhões de litros de óleo de cozinha utilizado foram corretamente destinado. Isso nos últimos 4 anos, o que envolve um volume mensal de aproximadamente 30 mil litros.

Os estabelecimentos que trabalham com pratos a base de fritura usam, em média, 150 litros de óleo por semana. Isso é um grande problema para o meio ambiente se não for dado um correto destino ao resíduo.

Desse modo, após o uso do óleo, o material é recolhido em tambores, evitando o descarte incorreto. Caso essa determinação não seja cumprida, os estabelecimentos não conseguem renovar o Alvará Sanitário, emitido pela prefeitura.

A coordenadora de Saneamento Ambiental da secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Vila Velha, Marjorye Boldrini menciona que “nossa legislação consegue fazer com que o ciclo de reciclagem de óleo de cozinha se feche, trazendo benefícios a todos”.

Com isso, o óleo é reciclado e o material é utilizado como matéria prima para produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração animal e biodiesel.

A reciclagem de óleo de cozinha é um belo exemplo de respeito ao meio ambiente que deve ser seguido nas demais regiões do país.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Fique por dentro dos eventos, notícias, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Reciclagem de óleo de cozinha: destino correto do resíduo was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.