redução de açúcar

Plano de redução de açúcar nos alimentos industrializados

AABIA, ABIR,  ABIMAPI e Viva Lácteos, em parceria com o Ministério da Saúde, promoveram a primeira oficina técnica sobre redução de açúcar.

A maior parte do consumo do açúcar no Brasil vem do que é adicionado pelo consumidor no preparo dos alimentos em casa (56,3%), enquanto o açúcar adicionado nos alimentos processados responde por 19,2%, de acordo com dados do IBGE.

Apesar disso, o setor participa da construção de um plano voluntário para a redução de açúcar nos alimentos produzidos pela indústria.

Realizado na Fiesp, em maio de 2017, o encontro foi o primeiro de 6 que serão feitos ao longo de um ano para discutir diversos aspectos sobre as aplicações tecnológicas do açúcar, que vão muito além da função de conferir gosto doce aos alimentos e bebidas.

Os açúcares têm um papel muito importante pois influenciam na textura, maciez, coloração, consistência e conservação dos alimentos industrializados.

O objetivo da programação das oficinas é coletar subsídios para a construção do plano de redução de açúcar, discutir a metodologia para identificação desse nutriente nas categorias e subcategorias a serem pactuadas, além de identificar as principais dificuldades tecnológicas e possíveis soluções.

O Foodnews já discutiu a questão dos avanços da indústria na produção de alimentos com menor teor de açúcar. Clique aqui para acessar o artigo.

Apesar de os desafios tecnológicos da redução do açúcar serem maiores e mais complexos, o plano terá na experiência realizada com o sódio (clique aqui) uma importante referência, já que o modelo foi um sucesso reconhecido nacional e internacionalmente.

Esse plano de redução de açúcar foi feito no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica que a ABIA tem com o Ministério da Saúde desde 2007, para a construção de um Plano Nacional de Vida Saudável, que abrange aspectos de alimentação, atividade física e educação nutricional.

Clique aqui para acessar o artigo: “Peso e saúde do brasileiro, perfil e hábitos!”

Dentre os resultados dessa parceria estão também a retirada de 309 mil toneladas de gorduras trans dos alimentos processados pela indústria. Clique aqui para acessar artigo que fala da gordura trans nos alimentos e por que elas nos fazem mal!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Plano de redução de açúcar nos alimentos industrializados was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!