refil de refrigerantes

Proposta pede fim da oferta de refil de refrigerantes em restaurantes

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou recentemente que estuda um acordo com restaurantes para acabar com a oferta de refil de refrigerantes nos estabelecimentos.

O objetivo da iniciativa de colocar fim a oferta de refil de restaurantes é diminuir o consumo excessivo de açúcar para frear o avanço da obesidade no país.

Aliás, o tema de consumo excessivo de açúcar tem sido bastante discutido no Foodnews. O Foodnews apresenta estudo da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) sobre o perfil do consumo de açúcar no Brasil.

O assunto sobre o consumo de açúcar está cada vez mais no radar do consumidor, atento as questões de alimentação saudável. E como está o consumo de açúcar no Brasil? (clique aqui e veja os números).

Com relação a obsevidade, o Foodnews apresentou o perfil e hábitos do brasileiro, revelando como está a saúde da população (clique aqui e saiba mais).

O excesso de peso cresceu 26,3% nos últimos 10 anos, passando de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016.

Recentemente, para diminuir a utilização de sal, o Ministério da Saúde também sugeriu a proibição de saleiros nas mesas de restaurantes, o que foi adotado em algumas localidades do país, como no Espírito Santo, por meio de legislação específica sobre o tema (clique aqui e saiba mais do assunto). Alegando inconstitucionalidade, a ANR entrou com ação para derrubar a determinação, acatada pela justiça.

Caso não haja acerto com as redes, o governo planeja enviar um projeto de lei ao Congresso.

Para a ANR – Associação Nacional de Restaurantes, a medida de proibir a oferta de refil de refrigerantes representa um retrocesso frente à questão do livre comércio, além de uma coibição ao direito de escolha do consumidor.

Até o momento, a entidade não foi procurada por nenhum representante do governo para tratar do assunto.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Proposta pede fim da oferta de refil de refrigerantes em restaurantes was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.