repolho roxo

Saiba mais do repolho roxo e seus benefícios à saúde!

Conheça os benefícios do repolho roxo para a saúde!

Acredita-se que o repolho tenha surgido na região do mar Mediterrâneo por volta do ano 100 d.C., e que os antigos romanos e egípcios já a consideravam uma iguaria fina e com vários benefícios à saúde.

O repolho roxo é do grupo Capitata Rubra, da família das Brassicaceae ou crucíferas, e sua coloração pode mudar de acordo com o tipo de solo onde é cultivada. O repolho roxo possui 10 vezes mais vitamina A (bom para os olhos) e o dobro de ferro que o repolho verde, e seu suco pode ser usado como medidor doméstico de pH, ficando vermelho em contato com soluções ácidas, e verde/amarelo com soluções básicas.

Além da vitamina A e do ferro, o repolho roxo oferece boas doses de vitaminas C, E e K e as do complexo B, além de cálcio, magnésio, manganês e potássio e ainda ácido fólico, riboflavina e tiamina (poderosos antioxidantes) e alto teor de fibras. Possui propriedades e imunoestimulante, deixando o sistema imunológico mais resistente a doenças e inflamações. Além disso, contribui para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, para a saúde da pele e ossos, e de quebra combate o envelhecimento precoce, o aparecimento de úlceras e ainda previne de doenças degenerativas e alguns tipos de câncer.

O consumo de repolho roxo ainda traz outros benefícios, tais como:

  • Ajuda a emagrecer (100 gramas possuem apenas 103kcal, e suas fibras causam sensação de saciedade).
  • É bom para o coração devido às suas fibras, potássio (tem ação vasodilatadora) e antocianinas, que é importante na prevenção da degeneração das células humanas e proteção do sistema vascular desse órgão.
  • Previne o Alzheimer devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina K, que atua na síntese de lipídeos que constituem a bainha de mielina (envoltório que protege os neurônios).
  • Fortalece os ossos devido à presença de cálcio e fósforo (minerais básicos da matriz óssea), magnésio (responsável pela fixação do cálcio nos ossos e conversão da vitamina D em sua forma ativa) e vitamina K (ajuda na formação óssea).
  • Combate a inflamação e a artrite devido à presença de fitonutrientes, que são substâncias bioativas vindas do grupo dos vegetais.

O repolho roxo tem boa oferta o ano todo, e o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu em 2017 cerca de 5.748 toneladas do produto, provenientes principalmente dos municípios paulistas de Ibiúna (2.210 ton), Piedade (710 ton), Cotia (708 ton), Pedra Bela (484 ton), Pilar do Sul (254 ton) e a paranaense São José dos Pinhais (219 ton).

E afinal, o que dizem as pesquisas com relação ao consumo da casca de frutas e verduras? Clique aqui e descubra!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias do agronegócio!

Saiba mais do repolho roxo e seus benefícios à saúde! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!