resíduo de agrotóxico

Alimentos com maior e menor taxa de resíduo de agrotóxico

E afinal, você sabe quais são os hortifrútis com maior e menor taxa de resíduo de agrotóxico?

Pois é, pesquisadores dos Estados Unidos se questionaram sobre o assunto e avaliaram os hortifrútis com maior e menor taxa de resíduo de agrotóxico no país.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) realizou 39 mil análises em 47 tipos de frutas e legumes. E os resultados mostraram que os produtos agrícolas transportam regularmente cerca de 70% dos resíduos de agrotóxicos.

Para morangos, pêssegos e nectarinas, em especial, esse número pode chegar a 98%. Cerejas e maçãs contém pelo menos um tipo de resíduo de agrotóxico.

O fato é que o Grupo de Trabalho Ambiental sem fins lucrativos (EWG) criou listas de hortifrútis com maior e menor quantidade de resíduo de agrotóxico.

O EWG criou o que chamam de lista “Suja” e “Limpa”, ou seja, a lista denominada de “Suja” contém 12 hortifrútis e a outra, a “Limpa”, 15 hortifrútis.

E os morangos estão na liderança da lista “Suja”, seguida de perto pelo espinafre e nectarinas, enquanto o abacate e milho doce têm resíduos de agrotóxicos menores de 1%, o que os coloca em primeira e segunda posição na lista “Limpa”, respectivamente.

Vale destacar que apesar do estudo e da lista de alimentos com menor e maior taxa de resíduo de agrotóxico, representantes da indústria agrícola do país destaca que há necessidade de estudos mais conclusivos sobre o assunto.

E vale lembrar também que os dados do USDA  mostram que 99% dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos dos Estados Unidos ainda estão dentro dos padrões de segurança alimentar estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental do país (clique aqui).

Confira a lista dos alimentos chamados de “Sujos” e “Limpos”, de acordo com a EWG.

“Sujos”

1. Morango 2. Espinafre 3. Nectarina 4. Maçã 5. Uva 6. Pêssego 7. Cereja 8. Pêra 9. Tomate 10. Aipo 11. Batata 12. Pimentão.

“Limpos”:

1. Abacate 2.Milho doce 3.Abacaxi 4.Repolho 5.Cebola 6.Ervilhas congeladas 7.Mamão 8.Espargos 9.Manga 10.Berinjela 11.Melão 12. Kiwi 13. Melão Hami 14.Couve-flor 15.Brócolis.

O Foodnews destaca que o consumo de alimentos livres de agrotóxicos é o principal motivador de compra dos produtos orgânicos. Clique aqui!

O Foodnews destacou também que não existem diferenças nutricionais entre os alimentos convencionais e orgânicos e a diferença entre eles é devido a presença de resíduos de agrotóxicos nos produtos (clique aqui).

Clique aqui e acesse o artigo na íntegra!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Alimentos com maior e menor taxa de resíduo de agrotóxico was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!