resíduos tóxicos

Mais da metade dos hortifrútis na Espanha tem resíduos tóxicos!

O fato é que não é apenas no Brasil que os problemas com resíduos tóxicos nos alimentos tem ganhado destaque, infelizmente!

Um relatório preparado pela Fundação Vivo Sano alega que o atual sistema de segurança alimentar da União Europeia não está protegendo adequadamente a população de pesticidas e adverte que mais de 50% das frutas e vegetais consumidos em Espanha têm resíduos tóxicos.

A Espanha é o país de maior uso de agrotóxicos na União Europeia, com 78 mil toneladas por ano, de acordo com os dados do Eurostat. A Eurostat também relata, por exemplo, que cerca de 60,5% das laranjas e 57,6% das peras continham vários pesticidas em uma única fruta.

O problema, de acordo com especialistas, é que muitas das substâncias utilizadas nos pesticidas permanecem nas plantas e seus frutos, e quando consumidas, podem alterar o funcionamento normal do sistema hormonal.

Na verdade, estudos associam a presença de resíduos tóxicos nos alimentos com um maior risco de câncer de mama, próstata, doenças cardiovasculares ou malformações genitais congênitas em crianças. Além disso, os efeitos no desenvolvimento do sistema nervoso central também foram detectados, e estes podem causar problemas de memória ou de aprendizado.

Por esta razão, Fundação Vivo Sano pede ao Governo que tome medidas, como outros países, para reduzir o uso desses produtos químicos nas culturas. Assim, eles estão propondo reduzir o uso de pesticidas em 30% a cada cinco anos, promovendo outros tipos de métodos para o controle de pragas e dando maior impulso à agricultura orgânica.

Pesquisa inédita no Brasil comprova que 36% dos alimentos vendidos em São Paulo contêm resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do permitido. Clique aqui!

Veja também que a novidade do Plano Nacional de Controle de Resíduos e de Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal é a inclusão do vinho, suco de uva e produtos orgânicos. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Mais da metade dos hortifrútis na Espanha tem resíduos tóxicos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!