Hamachi Jalapeño Sashimi do restaurante UN

Restaurante UN oferece culinária japonesa autêntica nos Jardins

No Foodnews de hoje Paty Al-behy apresenta a proposta de Tadashi Shiraishi, o restaurante UN, que aposta na inovação sem deixar de lado as tradições culinárias japonesas

Instalado em uma moderna casa nos Jardins, o restaurante UN tem o objetivo de apresentar uma cozinha japonesa muito técnica, autêntica e inovadora, idealizada a partir da sazonalidade dos ingredientes locais. A proposta é dos sócios Luigi Cardoso Richitelli, empresário e restaurateur, Alex Terada, que possui vasta experiência com culinária japonesa e trabalhou em restaurantes como Nagayama e Jun Sakamoto, e Tadashi Shiraishi, reconhecido por seu trabalho no restaurante Nobu (em Mykonos, na Grécia, e em St. Moritz, na Suíça) do renomado chef japonês Nobu Matsuhisa.

Greek Style Ceviche_restaurante UN

Prato Greek Style Ceviche, restaurante UN

Desenvolvido por Tadashi, o cardápio, que foi pensado para convidar todos a compartilharem pratos e experiências, apresenta novidades como o Crispy rice com atum ou salmão, o Futomaki de siri mole, ovas de capelim, avocado e cebolinha envolto por uma fina lâmina de nabo e o Donburi de barriga de porco, missô de nozes e batata doce. Entre os sushis, destaque para as duplas de carapau, lula, toro e pargo, feitos com maestria pelo sushi bar.

Como uma das únicas referências do Nobu na América do Sul, o UN também apresenta pratos que prestam homenagem ao famoso restaurante japonês, como o exclusivo Hamachi Jalapeño, feito com sashimi de olhete, jalapeños frescos e molho à base de shoyu e yuzu.

Os sócios acreditam talento e nas habilidades individuais de cada profissional e trouxeram um time de peso para o restaurante: o sous chef Bruno Takemoto (ex Nobu Mykonos e St. Moritz) comanda o balcão ao lado de Tadashi, um lugar de destaque na casa, onde o comensal poderá acompanhar de perto o preparo dos sushis e interagir com a equipe. Outro destaque do sushi bar é Alice Celidônio, sushi woman que chegou para quebrar barreiras dentro do universo predominantemente masculino dos restaurantes japoneses.

Já as sobremesas, que ocupam um lugar especial no menu da casa, são assinadas pelo chef confeiteiro Felipe Tadao, ex D.O.M, especializado em pâtisserie japonesa.

O restaurante UN

UN tem um significado tanto em japonês quanto em português: a do prefixo da palavra japonesa “UNMEI” (que significa destino) e
tudo o que representa o algarismo 1, na língua portuguesa.

O restaurante é um projeto de Tadashi Shiraishi com os sócios Alex Terada, e o empresário Luigi Cardoso Richitelli.

O projeto arquitetônico chama atenção pela fachada em madeira e o pé de bambu no meio do salão. As louças e cerâmicas são assinadas pelo Studioneves, desenhados especialmente para interagir com as criações de Tadashi.

Sobre o chef:

Prato New Style Salmon Sashimi, Restaurante UN

Prato New Style Salmon Sashimi, Restaurante UN

 

Envolvido desde cedo com a cozinha japonesa, Tadashi Shiraishi é brasileiro, mas fez carreira fora do país. Passou por lugares como o Royal Monceau – Paris, Mandarin Oriental – Munique e Baur au Lac – Zurique, e se especializou em lamen e saquê no Japão. Tadashi passou uma temperada de três anos como chef do Nobu em Mykonos e em St. Moritz. É conhecido por buscar uma culinária japonesa que remonta às origens e costumes e sempre pensa no ciclo natural dos alimentos.

Uma das características marcantes de Tadashi é a habilidade manual mesmo fora da cozinha. Ele mesmo desenhou e criou a logomarca do UN.

Localização:

Restaurante UN

Rua Padre João Manuel, 1050.
Telefone: (11) 3086-0066

Horário de Funcionamento:

Segunda à quinta: 19h30 à 00h00
Sexta: 19h30 à 00h30
Sábado: 19h30 à 00h30

Confira essa e outras notícias sobre o mercado e culinária no canal Foodnews. Assine nossa newsletrer e fique por dentro de tudo que acontece no setor da gastronomia semanalmente.

A plataforma de cotação online – Foodlogics – é parceira do Foodnews. Para conhecer a Foodlogics, cadastre-se no site www.foodlogics.com.br e comece a cotar com os mais de 500 fornecedores cadastrados!

Restaurante UN oferece culinária japonesa autêntica nos Jardins was last modified: by

A Paty iniciou sua carreira nos anos 90 como professora, estudou moda, trabalhou como garçonete à noite em um dos primeiros restaurantes japonês de São Paulo, teve lojas e restaurantes, até se encontrar como pesquisadora de bebidas artesanais de alta qualidade. Como sommelière, Paty tem agenda cheia com eventos, aulas, degustações, produção de conteúdo e consultorias