Grandes estabelecimentos produzem 40% do total da coleta de lixo produzido mensalmetne no cidade de goiânia.

Restaurantes sem coleta de lixo gratuita, em Goiânia

Lei municipal que entra em vigor em Goiânia deixa bares e restaurantes sem coleta de lixo gratuita.

Esta lei deixa grandes estabelecimentos comerciais sem coleta de lixo gratuita, como restaurantes, supermercados, shoppings, condomínios não residenciais, etc.

A prefeitura de Goiânia anunciou que a partir do dia 14 de Julho, os estabelecimentos deverão dar o devido destino ao seu lixo. Isso mesmo, os serviços de coleta de lixo gratuita da prefeitura não serão disponibilizados aos restaurantes.

A coleta de lixo de grandes estabelecimentos corresponde a 40% do total coletado.

Com essa lei, estima-se que 600 pontos não serão mais atendidos, os quais geram em torno de 40% do total de resíduos domiciliares coletados mensalmente. A lei municipal aprovada em novembro de 2014, estabelece que os grandes geradores deverão se responsabilizar com a coleta, transporte e destinação final de seus resíduos.

A medida visa gerar economia ao município, além de atender ao Código de Posturas do Município e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina ao Poder Executivo a coleta gratuita apenas do resíduo domiciliar.

Os restaurantes podem optar por qualquer companhia para coleta de lixo, desde que esta empresa esteja cadastrada no site da Prefeitura de Goiânia e seja qualificada para a execução da atividade e licenciada junto à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). O dono do restaurante pode optar por continuar com os serviços da empresa atual, entretanto esta cobrará uma taxa de serviço.

Além da coleta de lixo comum, existem boas alternativas de destino coreto para o lixo, que podem beneficiar os restaurantes. Uma delas é a coleta seletiva. Com os materiais separados, você pode comercializá-los com empresas especializadas na reciclagem desse produtos.

Outro exemplo, é o óleo de fritura que você pode comercializá-lo, além de obter renda através da venda, você ajuda o meio ambiente e agrada os clientes que buscam a cada dia estabelecimentos preocupados com questões ambientais.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Restaurantes sem coleta de lixo gratuita, em Goiânia was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.