RestauraRH

Impactos da lei das gorjetas é destaque no RestauraRH

Impactos da lei das gorjetas no dia a dia dos bares e restaurantes é destaque no 4º RestauraRH!

Em vigor desde maio deste ano, legislação que ainda traz dúvidas para muitos gestores e colaboradores, será tema do quinto painel do evento, marcado para 9 de novembro, em São Paulo!

Em maio deste ano, entrou em vigor a Lei 13.419/2017, que determina que bares e restaurantes repassem a gorjeta e a taxa de serviço entre seus colaboradores. Cinco meses após sua aprovação, muitos gestores e funcionários ainda têm dúvidas sobre os benefícios da lei.

Para ajudar a sanar os questionamentos, o tema será discutido no quinto painel do RestauraRH. Marcado para 9 de novembro, o evento vai abordar as adaptações dos estabelecimentos à nova legislação.

“É muito importante falar sobre o assunto e trazer segurança para o funcionário e para o dono do negócio. Vamos passar um panorama geral sobre as mudanças e como a implantação vem afetando o dia a dia dos restaurantes”, explica Erik Momo, sócio da 1900 Pizzeria, e um dos palestrantes.

A Lei das Gorjetas permite às empresas reter parte do valor arrecadado para custear os encargos trabalhistas (13º salário e férias), fundiários (FGTS) e, conforme o seu regime tributário, previdenciários (INSS).

A grande mudança está no conceito que a nova legislação pretendeu dar às gorjetas espontâneas, considerando como tais apenas aquelas que são entregues diretamente pelos clientes aos empregados dos bares e restaurantes.

“O evento e este painel são de suma importância para os profissionais do segmento, principalmente para aqueles que atuam com gestão de pessoas”, afirma Mariana Malagutti, diretora de RH da Cia. Tradicional, que reforça a necessidade de discutir o tema.

Além de Mariana e Erik, o painel sobre gorjetas conta com a participação de Andrea da Cunha Tavares, advogada da Dias e Pamplona, consultoria jurídica da ANR. A especialista irá mostrar como a nova lei afeta as relações trabalhistas e quais os direitos e deveres dos empregadores e funcionários.

O RestauraRH acontece no Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo, e vai reunir especialistas para discutir também a Reforma Trabalhista e seu impacto para restaurantes, os altos custos da rotatividade de funcionários, e como identificar e desenvolver novas lideranças.

Para participar do RestauraRH, você pode realizar a sua inscrição pelo link https://doity.com.br/restaurarh. Os valores saem R$180 para associados e R$360 para não associados.

O pagamento dá direito ao material de apoio, acesso livre às palestras e certificado. Reservas não são inscrições confirmadas.

A vaga só está garantida após a comprovação do pagamento da inscrição. Para mais informações, entre em contato pelo: comunicacao@anrbrasil.org.br.

Saiba também que o Instituto ATÁ, do chef Alex Atala, está lançando a iniciativa “Fruto – As Possibilidades de Alimentar o Mundo”. A iniciativa do Instituto ATÁ envolve um evento internacional e multidisciplinar para discutir a alimentação e gerar subsídios para a sustentabilidade do sistema agroalimentar. Clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Impactos da lei das gorjetas é destaque no RestauraRH was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.