rótulo das carnes

Rótulo das carnes. O que o consumidor realmente valoriza?

O Foodnews destaca para o real entendimento dos consumidores em relação ao rótulo das carnes nos Estados Unidos.

Será que o consumidor realmente entende o significado e estão dispostos a pagar mais por algum diferencial do produto descrito no rótulo das carnes?

E olha que interessante: os consumidores estavam dispostos a pagar um valor adicionou na carne bovina com o rótulo natural do USDA quando eles não conheciam o significado da carne natural. No entanto, quando descobriam o significado do rótulo, perdiam o interesse de pagar por qualquer prêmio pelo produto. Foi isso que descobriu um estudo da Arizona State University (ASU).

O fato é que os consumidores que não estavam familiarizados com o significado dos rótulos das carnes estavam dispostos a pagar o mesmo valor adicional de rótulos com significado já bem aceito pelos consumidores, como para carnes livre de hormônio de crescimento.

Pois é, mas após entenderem o significado da carne natural estabelecido pelo USDA, por exemplo, os consumidores deixaram de mostrar interesse pelo pagamento do prêmio.

Os consumidores que se consideravam já familiarizados com a definição de carne natural também não tinham interesse de valorizar o produto, mas estavam dispostos a pagar valores adicionais pela combinação associada de carne natural e livre de hormônios de crescimento.

Os pesquisadores sustentam a hipótese de que os consumidores que estão familiarizados com a definição de carne natural não valorizam o produto como um rótulo independente.

Os pesquisadores da ASU avaliaram dados de 663 consumidores de carne bovina e concluíram que rotular alimentos com informações que não são claramente definidas pode ser frustrante e não trazer qualquer resultado prático.

Aliás, vários consumidores expressaram preocupações de que o rótulo natural dos produtos alimentícios é enganador e deveria ser banido ou redefinido, observaram os pesquisadores da ASU.

E por falar em rótulo das carnes, você sabia que o modelo de rotulagem conhecido por semáforo nutricional é o preferido entre os consumidores brasileiros?

Pesquisa realizada pelo IBOPE mostra que 67% das pessoas preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. Clique aqui e saiba mais!

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