safra brasileira de laranja

Safra brasileira de laranja deve cair em 2018

A safra brasileira de laranja deve apresentar queda frente a produção observada na safra atual, de 2017!

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estima queda de 15% na safra brasileira de laranja em 2018/19, totalizando 425 milhões de caixas de 40,8 kg.

Destas, 302 milhões seriam destinadas ao processamento (queda de 19,2% nas frutas processadas). Este foi o primeiro relatório referente à próxima safra brasileira de laranja divulgado pelo Departamento.

Segundo o USDA, além do clima seco e quente de setembro, que limitou o pegamento das floradas, a elevada carga de frutas em 2017/18 também deve impactar na produção da próxima safra – para que as plantas recuperem o vigor vegetativo. Ainda segundo o relatório, uma segunda florada foi observada em quase todas as regiões produtoras.

Somente em São Paulo, a produção deve totalizar 320 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja, recuo de 19% em relação à temporada 2017/18 (estimada em 395 milhões de caixas), conforme o Departamento.

Contudo, embora seja cedo para qualquer dimensionamento referente à próxima safra, produtores paulistas apostam em redução ainda mais intensa – principalmente nas regiões norte e central do estado, onde as perdas da florada principal teriam sido maiores.

É importante destacar também que em 2017 o Brasil socorreu o mercado de laranja dos Estados Unidos. Isso porque os danos provocados por furacões à citricultura da Flórida beneficiaram as exportações brasileiras de laranja.

Por causa dos furacões, sobretudo o Irma, o Estado americano deverá colher o menor volume da fruta em 70 anos, e com isso os EUA são obrigados a recorrer ao produto do Brasil para cobrir sua demanda. Clique aqui!

A laranja lima faz parte do grupo das laranjas do tipo doce incluindo também a bahia, a pera e a seleta. Clique aqui e sabia mais da fruta!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Safra brasileira de laranja deve cair em 2018 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!