safra de uva

O fim de ano e a safra de uva no País!

O Foodnews destaca para a produção mundial e a safra  de uva no Brasil em 2017!

De acordo com o último relatório da International Organisation of Vine and Wine (OIV), a produção mundial de uva é de aproximadamente 75,8 milhões de toneladas.

O fato é que a safra de uva atual deve apresentar uma queda de 1,94%, em relação ao ano anterior (2016).

Vale destacar ainda que do total produzido, 39% são provenientes do continente europeu, seguidos por 34% da Ásia, 18% da América e 9% que vêm da Oceania e da África. Estima-se ainda que existam mais de 8 mil tipos de uva no mundo.

Ressaltando que aquelas que compradas em feiras e supermercados são as chamadas uvas de mesa, desenvolvidas para o consumo in natura, cada vez mais adocicadas.

A Espanha é uma das maiores produtoras de uvas para vinhos. O país é dotado da maior área plantada de vinhedos do mundo, cerca de 1,2 milhão de hectares bem distribuídos por todo seu território, o que o torna um dos maiores produtores em nível mundial, ficando atrás apenas de França e Itália.

O Brasil, por sua vez, está entre os 20 maiores produtores mundiais. A área cultivada com videiras, no País, é de 77,78 mil hectares. Sendo que a produção de uvas, em 2016, foi de 984, 24 mil toneladas, 34,27% inferior em relação ao ano anterior.

Isso se deve, porque, o País, segundo os dados do IBGE, produziu, 1,49 milhão de toneladas da fruta, em 2015. Para este ano, a estimativa é um pouco animadora, já que a previsão é que seja possível a colheita de 1,5 milhão de toneladas.

O Foodnews destacou sobre a safra de uva e a maior oferta do fruto no final do ano. Clique aqui e saiba mais!

O último dado disponível, em outubro de 2017, a produção chegou a mais de 980 mil toneladas. Do total de uvas produzidas, no cenário nacional, cerca de 50% se destina ao processamento para elaboração de sucos, vinhos, espumantes e outros derivados.

A uva é dos itens mais comercializados no Entreposto paulista. De acordo com o balanço realizado pela Companhia, em 2016, a fruta teve a movimentação de mais de 52,7 mil toneladas. O que rendeu, no ano passado, algo próximo de R$317 milhões.

Isso a coloca entre os 10 do Ranking de Produtos Pelo Volume Financeiro, exatamente na sétima posição. Já segundo a tabela de sazonalidade, o produto tem o melhor período para a compra no ETSP, em dezembro, onde se encontra em grande quantidade.

E não se restringe apenas ao vinho. Os benefícios da uva e seus derivados são igualmente relevantes para nossa saúde. Clique aqui!

Adaptado de Jornal Entreposto

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

O fim de ano e a safra de uva no País! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!