salada verde

Consumo diário de salada verde contribui para a saúde mental

Pesquisa mostra que o consumo de salada verde está associado a saúde cognitiva e a memória em idosos.

Embora as habilidades cognitivas naturalmente diminuam com a idade, comer uma porção diária de salada verde pode ajudar a preservar a memória e as habilidades cognitivas à medida que uma pessoa envelhece, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Rush University Medical Center, em Chicago.

“Adicionar uma porção diária de salada verde na dieta pode ser uma maneira simples de ajudar a promover a saúde do cérebro”, disse a autora do estudo, Martha Clare Morris, epidemiologista nutricional da Rush.

Continua a haver aumentos acentuados na porcentagem de pessoas com demência, já que os grupos etários mais velhos continuam crescendo ao redor do mundo. Diante disso, estratégias efetivas para prevenir a demência são criticamente necessárias, revela a pesquisadora.

Os resultados do estudo sugerem que as pessoas que comeram uma porção diária de salada verde tiveram uma taxa de declínio mais lenta em testes de memória e habilidades cognitivas do que pessoas que raramente ou nunca comiam.

Os resultados do estudo também sugerem que os adultos mais velhos que comeram pelo menos uma porção de salada verde mostraram ser o equivalente a 11 anos mais jovens cognitivamente.

Este estudo envolveu 960 pessoas, que no início do estudo tinham uma idade média de 81 e não apresentavam demência. Eles tiveram suas habilidades cognitivas e memória testadas todos os anos e foram seguidas por uma média de 4,7 anos. Os participantes também completaram o questionário de frequência alimentar, que avaliou quantas vezes e quantas porções comeram de saladas verdes.

Os resultados permaneceram válidos após a contabilização de outros fatores que poderiam afetar a saúde cerebral, como consumo de frutos do mar e álcool, tabagismo, pressão arterial elevada, obesidade, nível de escolaridade e quantidade de atividades físicas e cognitivas.

“Os resultados do estudo não provam que comer verduras e vegetais retarda o envelhecimento cerebral, mas mostra uma associação importante”, disse Morris.

E você sabia que estudos indicam que antioxidantes e fenóis encontrados na casca da banana tem propriedades que combatem o câncer e retardam o processo de envelhecimento? Clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo diário de salada verde contribui para a saúde mental was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!