salsão

Saiba mais dos benefícios e valor nutricional do salsão

Fique por dentro de algumas curiosidades e benefícios do salsão para nossa saúde!

Originária da Europa, o salsão – também chamado de aipo em algumas regiões do Brasil – é uma planta aromática que é consumida desde a Antiguidade. Há registros dessa planta desde 1300 a.C., e os romanos – que a consideravam como um poderoso afrodisíaco – a usavam para decorar as mesas dos banquetes, com rosas e lírios, devido ao perfume exalado de suas folhas.

Do salsão se utiliza praticamente tudo, desde a raiz, o caule e suas folhas em ensopados, caldos, saladas e até em bebidas como o coquetel Bloody Mary, em que as folhas entram como condimento parecido com a salsa. Seu uso, entretanto, poderia ser maior, se as pessoas soubessem quantos benefícios à saúde esta hortaliça pode proporcionar.

O salsão possui apenas 16 calorias a cada porção de 100 g e traz nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Ainda é rico em propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes, laxantes, diuréticas e tônicas. Suas propriedades não param por aí:

  • Ajuda a ganhar massa muscular nos homens, por estimular a produção de testosterona.
  • Contribui para perder peso, devido à presença de fibras que dão sensação de saciedade.
  • Diminui a pressão arterial e ajuda a dormir melhor.
  • Reduz o colesterol devido à presença de ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis.
  • Aumenta o desejo sexual por conter dois feromônios que aumentam os níveis de excitação e que são liberados na mastigação.
  • Combate alguns tipos de câncer, especialmente do pâncreas.
  • Faz bem aos olhos devido à presença de vitamina A, que previne a degeneração da visão relacionada ao processo de envelhecimento

O salsão tem boa oferta o ano todo, e o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu em 2017 cerca de 4.9614 toneladas do produto, provenientes principalmente dos municípios paulistas de Piedade, Mogi das Cruzes, Vargem Grande Paulista, Ibiúna e Mairinque.

Você sabia que a percepção do consumidor em relação aos alimentos congelados está melhorando? Pouco a pouco os consumidores estão mais perceptivos em relação a preços, as facilidades e os benefícios dos alimentos congelados. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Saiba mais dos benefícios e valor nutricional do salsão was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!