slow food

Slow Food: entenda o conceito e sua importância na gastronomia

O Foodnews discute o conceito Slow Food e sua importância na gastronomia atual.

Confira a história e o objetivo de um movimento que busca resgatar valores relacionados ao sabor e de produtos e culturas em risco de extinção!

O Slow Food  que literalmente significa “comida lenta” é um movimento que visa promover uma maior apreciação da comida e melhorar a qualidade das refeições.

O Slow Food é um movimento contrário ao que conhecemos por Fast Food.

O Slow Food vai além e busca produtos locais, de produtores que respeitam o meio ambiente. Como vemos é um conceito amplo que vai além da refeição em si e se preocupa com os alimentos e os produtores, valorizando o local e os movimentos sustentáveis.

O Slow Food  foi fundado por Carlo Petrini em 1986, tornando-se uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido e apoiadores em 150 países.

Os principais objetivos do Slow Food estão relacionados a educação do sabor, ou seja, o movimento ajuda as pessoas a redescobrirem o prazer de alimentar-se e compreenderem a importância de entender de onde a sua comida é proveniente, quem faz e como é feita.

E isso está relacionado a biodiversidade alimentar e, principalmente promovendo o consumo de produtos com risco de extinção.  Diversos queijos artesanais de leite cru, mel de abelhas nativas sem ferrão, variedades locais de vegetais ou raças animais, frutas, ingredientes ou preparos, estão desaparecendo devido ao modelo padronizante e massivo da commoditização da agricultura.

O Slow Food organiza feiras, mercados e eventos locais e internacionais onde consumidores podem encontrar os produtores, além de provar alimentos de excelente qualidade.

Críticos alegam que como o Slow Food é contra alimentos produzidos em larga escala, monoculturas ou alimentos industrializados, o movimento estaria desencorajando o uso de alimentos mais baratos.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Slow Food: entenda o conceito e sua importância na gastronomia was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!