sorgo na dieta

Sorgo na dieta humana pode contribuir para índice glicêmico

A inclusão de sorgo na dieta humana pode contribuir para a manutenção do índice glicêmico.

Foi o que revelou pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa em parceria com a Embrapa.

“O controle glicêmico é essencial para prevenir a manifestação de diabetes em indivíduos predispostos e o desenvolvimento de outras complicações associadas à doença”, esclarece a nutricionista Pamella Cristine Anunciação, que  estudou o assunto durante  seu doutorado.

O trabalho avaliou o efeito do consumo de uma bebida contendo sorgo extrusado na glicemia em indivíduos que possuem peso adequado para sua estatura e que têm uma taxa de glicose e insulina normais.

Resultados evidenciaram que a inclusão de sorgo na dieta humana pode manter a glicemia mais constante, o que revela potencial do cereal para ser empregado no tratamento nutricional de pacientes com diabetes ou pré-diabetes.

Segundo Pamella Anunciação, alguns estudos em animais já apontavam que o consumo crônico de extratos dos compostos fenólicos do sorgo melhoravam o metabolismo da glicose. Esses compostos atuam reduzindo a resposta glicêmica. “As fibras dietéticas chegam intactas ao intestino, e, assim, o esvaziamento gástrico é mais lento, diminuindo a taxa de digestão e absorção dos carboitrados”, detalha.

Ela ressalta que os compostos fenólicos do sorgo podem contribuir para o controle glicêmico, porque modulam a absorção dos carboidratos.

Tudo isso é possível porque o sorgo integral é um cereal rico em fibras e a “variedade” utilizada continha também altos teores de amido resistente, composto que é lentamente digerido pelo organismo. “Isso permite uma absorção de glicose mais lenta, evitando, assim, picos na glicemia”, explica Pamella Anunciação.

Além disso, pesquisas já comprovaram que o consumo de refeições com baixo índice glicêmico e rico em fibras não só diminui a glicemia, mas também melhora a glicose e a insulina após a refeição subsequente.

Os alimentos que são rapidamente digeridos e provocam maior aumento na resposta glicêmica apresentam alto índice glicêmico, enquanto aqueles que estão associados a uma menor resposta glicêmica revelam valores menores de índice glicêmico.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Sorgo na dieta humana pode contribuir para índice glicêmico was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!