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Stop Food Waste Day promove campanha para reduzir desperdício de alimento

O Brasil participa, pela segunda vez, da campanha internacional contra o desperdício de alimentos Stop Food Waste Day.

A campanha Stop Food Waste Day acontece durante o mês de abril e terá seu Dia D no dia 24 de abril.

A iniciativa é idealizada pelo Grupo Compass, maior empresa de serviços de alimentação e suporte do mundo, em mais de 30 países.

No Brasil, a ação acontece por meio da GRSA|Compass, responsável por servir mais de um milhão de refeições por dia em todo o País. A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030 nas operações do Grupo Compass. “A proposta é conscientizar a sociedade e disseminar ações e hábitos que podem gerar resultados concretos de redução no dia a dia”, afirma o presidente da GRSA|Compass, Paulo José Soares.

Segundo dados da FAO/ONU, 1,3 bilhão de toneladas de comida se perdem ou são desperdiçadas por ano no mundo (clique aqui). Isso equivale a cerca de 1/3 de toda a comida produzida para o consumo humano.

No Brasil, as famílias desperdiçam em média 353 gramas de comida por dia, ou 128,8 quilos por ano (clique aqui), segundo dados do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil.

De acordo com pesquisa, a dupla arroz e feijão, base da alimentação brasileira, está entre os mais desperdiçados, representando 38% dos alimentos jogados fora no país.

Diante desse cenário, a campanha atuará para conscientizar e engajar os consumidores e a sociedade sobre o consumo consciente de alimentos e a redução do desperdício.

Uma das frentes será a ação “Seja 10 contra o desperdício”: durante 10 dias as pessoas serão estimuladas a entregar seus pratos limpos após suas refeições nos restaurantes da GRSA|Compass.

A redução na quantidade de alimentos descartada será contabilizada por ferramentas internas e a meta é reduzir o desperdício em 10% no período. Além disso, a campanha vai reunir doações de alimentos para as ONGs Banco de Alimentos e Amor Horizontal. No ano passado foram doadas 18 toneladas de alimentos que ajudaram a complementar a alimentação de 3 mil crianças.

Entre os embaixadores da campanha estão Renato Caleffi, chef do restaurante Le Manjue, e as nutricionistas Carina Muller, Alessandra Luglio e Cynthia Antonaccio.

E por falar em desperdício de alimentos das famílias, clique aqui e confira algumas iniciativas de empresas que usam o desperdício de alimentos para o desenvolvimento de novos produtos!

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Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.