suco de laranja

Você sabia que o suco de laranja tem efeitos anti-inflamatórios?

Pois é, estudo mostra que o suco de laranja tem efeitos anti-inflamatórios!

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) sugere que o suco de laranja tem propriedades que podem combater os efeitos de refeições hipercalóricas com altos teores de gordura e carboidrato.

A pesquisa é resultado de pesquisa de Daniela F. Seixas Chaves, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

“Fizemos um estudo agudo: os participantes da pesquisa vinham até o FoRC pela manhã, em jejum, após ingerir um jantar padrão fornecido por nós na noite anterior. Quando chegavam, coletávamos uma amostra de sangue e depois oferecíamos um café da manhã com alto teor de carboidratos e gorduras, acompanhado de uma bebida: água, na primeira vez em que vinham; suco de laranja na segunda, e água com glicose na última. Depois coletávamos material novamente para analisar: uma hora, três horas e cinco horas após a ingestão da refeição”, explica Daniela.

A pesquisadora usou um suco industrializado, pasteurizado, desses que se compra em qualquer supermercado. “Trabalhamos com o suco industrializado porque, assim, conseguimos manter o padrão do suco consumido, o que não conseguiríamos com a laranja espremida na hora”, revela.

O objetivo era comparar a resposta do organismo após a ingestão da refeição junto com as três bebidas. “O método consiste em induzir uma inflamação de baixo grau nas células de defesa do organismo, por meio do café da manhã rico em carboidratos e gorduras, e observar o impacto da ingestão do suco. A água e a bebida com glicose foram usadas para efeito de comparação.”

Segundo a pesquisadora, os resultados indicam que o suco de laranja pode ser usado como uma abordagem anti-inflamatória.

“É um alimento de fácil acesso, barato, abundante no Brasil. É recomendável que as pessoas tomem o suco, e isso vale sobretudo para quem tem uma dieta que induz cronicamente a inflamações, ou seja, quem consome muita gordura e muito carboidrato diariamente. Mas faltam estudos que indiquem qual a dose mínima a ser consumida que garanta esse efeito. Isso ainda não foi realizado.”

Ela alerta, entretanto, que como o metabolismo de cada pessoa é diferente, o suco pode, eventualmente, não funcionar para um ou outro indivíduo. Além disso, pessoas que são alérgicas aos cítricos não devem consumi-lo. “O ideal é que as pessoas consumam uma dieta com vários alimentos potencialmente anti-inflamatórios como as frutas, vegetais, cacau e azeite de oliva”.

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Adaptado de Alimentos Sem Mitos

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