Lei em Campinas obriga bares a colcar o tamanho da porção no cardápio

Qual o tamanho da porção? Quem mora em Campinas agora sabe!

O Foodnews aborda o tema sobre peso e medida de porções e sucos vendidos em bares e restaurantes. Em Campinas-SP, foi aprovado o projeito de lei que regulamenta informações sobre o tamanho da porção e bebidas no cardápio. Saiba mais!

Quem nunca foi a um restaurante ou bar e perguntou para o garçom: “Qual o tamanho da porção? Serve 3 pessoas?” Essas são dúvidas comuns e quando não atendem as expectativas, frustram o consumidor.

Pensando nisso, o vereador de campinas, Zé Carlos, escreveu um projeto de lei com o objetivo de proteger os direitos do consumidor. O projeto regulamenta as informações sobre porções e bebidas nos cardápios.

Os restaurantes, bares e estabelecimentos similares que servirem porções serão obrigados a descrever nos cardápios as especificações de quantidade, peso ou medidas precisas e equivalentes das porções de alimentos servidas. A medida tem como objetivo possibilitar que o cliente saiba exatamente o que vai receber pelo valor que está pagando. Assim não terá surpresas quando a tão esperada porção chegar a sua mesa.

Além das porções, as bebidas também deverão conter informações, em mililitros (ml). Na maioria dos bares, quando o consumidor busca no cardápio por sucos, ele encontra a informação de preço em jarra ou copo, oq eu não esclarece muito as dúvidas do consumidor, pois existem no mercado vários tipos de jarras e copos, sendo assim, o consumidor não sabe exatamente o que irá comprar.

Chega a ser engraçado, mas conseguimos perceber em alguns lugares várias pessoas “pescoçando” outras mesas para saber qual o tamanho da porção e bebidas.

Pensando por outro lado, temos um tempo desperdiçado de trabalho por parte do garçom que sempre responde a essas perguntas cotidianas. Com a informação bem clara no cardápio, estes que antes voltavam um tempo do serviço respondendo aos questionamento dos clientes, agora podem focar mais nos pedidos e entregas e agilizar o trabalho no bar ou restaurante.

Fique por dentro dessa e outras notícias relevantes no setor de alimentação fora do lar. Curta a Foodlogics no Facebook.

Qual o tamanho da porção? Quem mora em Campinas agora sabe! was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.