tangerina cravo

Tangerina cravo: curiosidades da fruta destaque de perfume e sabor!

O Foodnews apresenta a tangerina cravo e um pouco da sua história, valor nutricional e curiosidades da fruta que se destaca pelo perfume e sabor!

A tangerina é uma fruta cítrica que teve origem na Ásia e na Austrália, da mesma família da laranja e do limão, das rutáceas. Atualmente existem muitas variedades da fruta e o produto da semana na Ceagesp é a tangerina cravo.

A tangerina é cultivada há milênios na China, na Europa chegou apenas em 1805 importada para Inglaterra. No Brasil a variedade poncã veio com os colonos portugueses em 1892. Inclusive a China é o maior produtor mundial da fruta, seguido da Espanha e o Brasil.

“Mexerica” é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e a fruta se destaca pelo seu perfume e sabor, sua polpa prática pode ser consumida in natura, o que não exige nada além das mãos, rende bastante suco e pode ser aproveitada em sobremesas, saladas, compotas e serve de ingrediente para drinks.

Os gomos do alimento costumam ser bem presos a casca, de aspecto rugoso, mas se desprendem com facilidade.
A tangerina cravo dá frutos de tamanho pequeno a médio, possui coloração verde a alaranjada intensa e é ideal para consumo in natura. Além da tangerina cravo, no Brasil também são populares os tipos poncã, murcote (híbrido do cruzamento entre a laranja e a tangerina) e mexerica-do-rio.

A fruta é fonte de minerais como cálcio, ferro, sódio, fósforo, potássio e magnésio. Ela também é rica em vitamina C e do complexo B e sua combinação de nutrientes fortalece os dentes, ossos, sistema imunológico e beneficia o funcionamento do intestino.

Os meses mais fortes para oferta da tangerina cravo acontecem entre março e junho.

No ano passado entraram na Ceagesp 4.760 toneladas da fruta produzidas principalmente dos seguintes municípios:  Limeira, Vista Alegre do Alto, Monte Alto, Casa Branca, Conchal e Cosmorama, no estado de São Paulo.

Fonte: Adaptado do Portal Ceagesp.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Tangerina cravo: curiosidades da fruta destaque de perfume e sabor! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!