tarifas de cartões

Tarifas de cartões de débito tem novas regras!

O Banco Central muda regras e impõe teto nas tarifas de cartões de débito.

A partir de 1º de outubro de 2018, os bancos emissores de cartões poderão cobrar, no máximo, 0,5% nas transações feitas pelo débito. A medida foi tomada pelo Banco Central no final de março de 2018, por meio da Circular 3.887. O objetivo da redução das tarifas de cartões de débito é reduzir o custo do cartão de débito para os lojistas e aumentar o seu uso pelos consumidores.

A decisão representa uma antiga reivindicação da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e de outras entidades ligadas ao varejo. Segundo o Banco Central, a taxa média cobrada em 2017 era de 0,82%.

O Banco Central aposta que a redução das tarifas de cartões de débito será efetivamente repassada para os comerciantes devido à concorrência e prática de cobrança de preços diferenciados pelos mais diversos meios de pagamento.

“Sem dúvida, é mais uma medida importante para aquecer a economia e desonerar as empresas. Mas seguiremos nossa defesa por taxas menores no cartão de crédito e também nos vales de alimentação, que no geral ainda cobram altas taxas que ainda impactam muito no negócio”, afirma Cristiano Melles (foto), presidente da ANR.

A resolução vai ao encontro de uma prática do sistema financeiro dos Estados Unidos e de alguns países da Europa, com o objetivo de estimular o uso do cartão de débito pelos consumidores. Em entrevista na semana passada, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Reinaldo Le Grazie, afirmou que ainda não há previsão para mudanças nas políticas de cartões de crédito.

Saiba mais dos influenciadores digitais e como eles tem e podem impactar seu produto ou negócio no setor de alimentação!

Estudos mostram que a divulgação da marca com o público deixa de ser exclusivamente direta e começa a ter mais impacto, indiretamente, por meio dos influenciadores digitais na internet. Clique aqui e confira!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Tarifas de cartões de débito tem novas regras! was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.