telhados verdes

Telhados verdes para o cultivo de hortaliças orgânicas!

Mais de 30 variedades de hortaliças orgânicas são cultivadas por uma família de Montreal, no Canadá. A novidade? São os telhados verdes!

Esta produção ocorre no telhado de um prédio! Assim, no mesmo local onde funciona a mercearia IGA Extra Famille Duchemin, ocorre o cultivo dos produtos – o que, conforme os proprietários, caracteriza o comércio como o primeiro do segmento a trabalhar com este sistema no país.

O projeto em questão é realizado pela empresa canadense Green Roof, especializada na instalação de ” telhados verdes “.

Entre algumas das culturas (todas com certificação orgânica), a família Duchemin oferta tomate, alface, berinjela, rabanete, couve e manjericão. Com um tipo de solo mais superficial, há restrição ao produto que pode ser cultivado ali (raízes grandes, por exemplo, ficam de fora).

Já em relação aos custos para a instalação do projeto ” telhados verdes “, embora sejam elevados, os proprietários afirmam que os produtos são vendidos pelo mesmo preço de outros orgânicos.

Ao periódico Motreal Gazette, o co-proprietário do comércio, Richard Duchemin, relatou que a ideia surgiu no intuito de fomentar a produção local, já que os moradores do bairro demonstravam interesse em adquirir produtos dos quais conhecessem a origem.

Além disso, a proposta também pode servir como um incentivo a outras lojas, de se preocupar com a procedência do que comercializam, bem como aos benefícios ambientais. A irrigação da horta, por exemplo, é realizada com água coletada do sistema de desumidificação do espaço – que, normalmente, seria descartado.

Será que esta ideia de ” telhados verdes”  poderia funcionar na agricultura urbana no Brasil?

O momento é oportuno para a discussão dos telhados ainda, principalmente quando muito se discute sobre alimentos orgânicos e livre de agrotóxicos.

O mercado de orgânicos está em franca expansão, principalmente nos Estados Unidos e na Europa e pode abrir portas para o Brasil. Veja rank do Brasil no mundo (clique aqui)!

O consumo de produtos orgânicos vem crescendo no Brasil e no mundo (clique aqui e veja dados)! Por falar nisso, os produtos orgânicos são os preferidos da chamada Geração Y (clique aqui).

Adaptado de Hortifruti, por Caroline Ribeiro

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Telhados verdes para o cultivo de hortaliças orgânicas! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!