temperos frescos

Você conhece a técnica de congelamento individual de temperos frescos?

O Foodnews destaca para o crescente uso da técnica de congelamento individual de temperos frescos.

A técnica de congelamento de temperos frescos tem ganhado cada vez mais espaço, uma vez que ervas como hortelã, coentro, sálvia, manjericão, capim limão, alecrim entre outros tem apresentado rápido aumento da demanda ao redor do mundo.

A demanda por ervas cresceu gradualmente nos últimos 30 anos, mas nos últimos 2 a 3 anos o avanço da demanda foi destaque, em particular para as ervas cultivadas organicamente. E a hortelã, o coentro, o alecrim e a sálvia parecem ser as protagonistas, com um aumento da demanda durante todo o ano.

Normalmente, as ervas são preservadas por secagem, mas para manter o frescor e as qualidades completas das plantas, a técnica de congelamento rápido individual (IQF, em inglês, individual quick freezing) é a novidade.

Para obter ervas IQF de boa qualidade, os processadores devem ter em mente que a técnica envolve a necessidade de equipamentos de alto padrão, uma vez que o congelamento de ervas pode ser bastante desafiador devido a elevada delicadeza das plantas”, declarou um fabricante de equipamento de congelamento, a Octofrost.

Depois de colher as ervas, eles precisam ser lavados e somente então congelados individualmente. Geralmente, as ervas são transportadas em recipientes cheios de água, que são drenados com a ajuda de um sistema de bombeamento após 3 banhos de limpeza consecutivos.

A fim de preservar a cor, o sabor e os nutrientes dos temperos frescos, recomenda-se congelar os produtos dentro de horas após a colheita.

O fato é que o congelamento individual de temperos frescos é uma tendência mundo afora e, certamente uma forma de preservar os temperos minimizando o desperdício.

E você sabia que a percepção do consumidor em relação aos alimentos congelados está melhorando?

É importante permanecer inovador, em todos os segmentos do setor de frutas e vegetais, e para as frutas e vegetais congelados isso não é uma exceção. Clique aqui!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Você conhece a técnica de congelamento individual de temperos frescos? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!