tilápia

Produção de tilápia cresce no país nos últimos anos!

Entre 2005 e 2015, a produção do peixe mais cultivado no Brasil, a tilápia, deu um salto de 80%.

Clima favorável, a rusticidade da espécie aceitando diferentes sistemas de produção; alta demanda dos produtos; além do bom resultado em cultivos intensivos, todos esses fatores contribuíram para alavancar a produção do peixe no país.

A regulamentação do uso das águas públicas para cultivos intensivos de peixes em tanques-rede impulsionou o cultivo da tilápia, sendo a espécie responsável por 90% das solicitações de áreas aquícolas no país.

A rentabilidade da tilapicultura, que pode variar de 10 a 20% para o produtor, tem levado a um maior investimento com aquisição de equipamentos que melhoram a qualidade da água e automatizam o cultivo.

A tilápia é responsável por mais de 30% da aquicultura brasileira.

No atual cenário, é grande a perspectiva de crescimento da espécie no mercado interno, havendo espaço para expansão especialmente na produção de filés e cortes especiais de peixes de carne branca.

O segredo do sucesso da tilápia no Brasil está no crescente aumento da aceitação da espécie no mercado consumidor.

Diferentemente de outras espécies identificadas apenas regionalmente, a tilápia é conhecida e aceita em todo o País e suas vantagens têm provocado o aumento de sua participação no mercado.

Além disso, a tilápia é um dos peixes cultivados mais comercializados em todo o mundo. Por esse motivo, o aumento do cultivo no Brasil pode levar o País a ser um grande exportador dessa espécie no futuro próximo.

A produção em cativeiro permite uniformidade do tamanho, essa padronização é muito apreciada pelo varejo. Outra vantagem que a espécie apresenta sobre os peixes oriundos da pesca é a continuidade no fornecimento.

Associado a esses fatores está o preço competitivo que faz da tilápia concorrente poderoso entre os pescados.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Produção de tilápia cresce no país nos últimos anos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!