trigo de alta proteína

Trigo de alta proteína é o melhor do mundo e produzido no Brasil

O trigo de alta proteína, considerado o melhor trigo do mundo, já está sendo produzido no Brasil.

“O volume ainda é muito pequeno, cerca de 30 mil toneladas produzidas na Bahia e mais 110 mil toneladas produzidas de trigo de alta proteína no Centro-Oeste.

A luta de vários setores, inclusive a da Embrapa, é de aumentar a produção de trigo de alta proteína no Cerrado brasileiro”, afirma Luiz Carlos Pacheco, da Trigo & Farinhas.

Na avaliação de Pacheco, o que impede a expansão do plantio de bons trigos no Brasil é o acordo que o país tem no Mercosul.

“O trigo é usado como moeda de troca com a Argentina para a venda de linha branca, e nos EUA em troca da exportação de carne. Isso tira a vontade do governo brasileiro de ajudar o aumento da produção nacional de trigo que poderia ser autossuficiente”, destaca.

Por outro lado, o analista acredita que, em longo prazo – em torno de 10 anos – é possível que as exportações de trigo superem as importações. “Hoje a realidade é o contrário: o Brasil planta pouco menos da metade do que consome e depende de importações da Argentina, Paraguai e Uruguai, além dos EUA e Canadá, para complementar as suas necessidades”.

Atualmente, o Brasil produz quase 5 milhões de toneladas de trigo e importa 7 milhões, para um consumo interno de 11 milhões de toneladas.

A consultoria Trigo & Farinhas informa que, em 2016, o Brasil importou 6,87 milhões de toneladas e exportou 712 mil toneladas – basicamente de trigo forrageiro, produzido no Sul, para ração animal, destinado a países da Ásia.

Ainda de acordo com a consultoria, nos 9 primeiros meses de 2017, Brasil importou da Argentina 3,8 milhões de toneladas de trigo (volume similar ao importado em todo o ano de 2016). A Argentina participa com 82,28% das importações totais de trigo para o Brasil.

Entre os principais entraves para a produção e comercialização do trigo no Brasil, o analista Pacheco destaca o alto custo de produção, muito superior ao dos países vizinhos; a falta de incentivo por parte do governo.

O Foodnews destaca pesquisa da Embrapa com trigo biofortificado e seus benefícios para as crianças portadoras de síndrome de Down. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de SNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Trigo de alta proteína é o melhor do mundo e produzido no Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!