turismo mundial

Turismo mundial: dados de 2016 e expectativa para 2017

O Foodnews apresenta os números do turismo mundial em 2016 e a expectativa para o crescimento do setor em 2017. Confira!

O turismo mundial cresceu 3,9% em 2016, em comparação com 2015, ao registar um recorde de 1,23 bilhões de turistas internacionais, segundo o relatório anual apresentado hoje, em Madrid, pela Organização Mundial de Turismo (OMT).

Os dados mostram que houve mais 46 milhões de turistas em 2016, que se torna assim no sétimo ano consecutivo de crescimento do turismo mundial.

As áreas Ásia-Pacífico e África registaram os maiores aumentos de turistas internacionais (8%), seguindo-se as Américas (4%) e a Europa (2%), enquanto o Médio Oriente protagonizou uma queda de 4%.

A OMT prevê a continuação do crescimento em 2017, a um ritmo entre 3% ou 4%, destacando novamente as regiões Ásia-Pacifico e África, que deverão protagonizar subidas entre 5% e 6%, respetivamente.

A Figura abaixo apresenta os 20 principais países mais procurados pelos turistas mundiais e o respectivo número de pessoas que os visitaram em 2015.

 

turismo mundial

Fonte: Dados da OMT (adaptado por Foodnews)

 

A França lidera a lista, seguido dos Estados Unidos e Espanha. E o Brasil não aparece nos top 20. Na verdade estamos na posição 29 deste rank. Temos muito a melhorar e já temos alcançado alguma melhora, ainda que discreta.

Agora cabe destacar o quanto o turismo gera de receita para a economia mundial.

A Figura a seguir apresenta o quanto os turistas ao redor do mundo geram de receita desde 2000. Veja a evolução dos números.

 

Fonte: Dados da OMT (adaptado por Foodnews)

Fonte: Dados da OMT (adaptado por Foodnews)

Nos últimos 15 anos a importância do turismo para a economia mundial cresceu de modo bastante forte. Saiu de cerca de US$450 bilhões para os atuais US$1,2 trilhões.

E no Brasil, quanto o turismo movimenta em nossa economia? Veja os números na Figura a seguir.

 

Fonte: Dados da OMT (adaptado por Foodnews)

Fonte: Dados da OMT (adaptado por Foodnews)

 

O Brasil ainda representa muito pouco do turismo mundial. Não alcança 1% do faturamento do turismo mundial. É, temos um caminho longo pela frente. Muitos desafios e oportunidades!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia. Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar. Confira!

Turismo mundial: dados de 2016 e expectativa para 2017 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!