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Turismo nos parques nacionais: potencial para culinária e lazer

O Foodnews apresenta a notícia de que o governo brasileiro está trabalhando para incentivar o turismo nos parques nacionais e estimular a cadeia de serviço, como do lazer o gastronomia. Confira notícia da CNTUR – Confederação Nacional do Turismo!

É fato conhecido que o Brasil é o primeiro do ranking em belezas naturais no mundo.

No entanto, esse nosso potencial turístico é muito pouco aproveitado, já que dos 76 parques naturais brasileiros, apenas 26 estão abertos ao público e somente 18 deles possuem estrutura mínima para receber visitantes. No Brasil os parques mais visitados são o Parque Nacional da Tijuca, onde está localizado o Cristo Redentor, e o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas.

O turismo nos parques enfrenta entraves, pois são vistos como locais de preservação e não como atrações turísticas.

Um dado importante é que nós recebemos cerca de 15 milhões de visitantes por ano e nos Estados Unidos, por exemplo, 200 milhões de pessoas fazem turismo nos parques.

Para que os parques ganhem maior apoio operacional, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) anunciou um novo programa de concessão de serviços públicos em algumas unidades país.

Vale destacar que o turismo nos parques incluem cobrança de ingressos, transporte de turistas, restaurantes, lojas de souvenirs e atividades esportivas na natureza.

Conforme o coordenador de investimento do Ministério do Turismo, Rodrigo Bezerra Marques: “Números preliminares apontam que, se o Brasil iniciar um processo de concessão de parceria público privada para a exploração de parques, nós poderíamos ter o ingresso anual de recursos de mais de R$ 1,8 bilhão na economia. Isso teria um efeito multiplicador de R$ 7 bilhões na economia e um incremento de 5% no PIB dos municípios ao redor dos parques”.

A intenção é que todos os parques façam parte do novo programa do governo. Para isso, no entanto, será necessário criar condições para atrair investidores.

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A CNTur - Confederação Nacional do Turismo é uma entidade sindical patronal de grau máximo, que congrega em todo território nacional 07 federações e mais de 130 sindicatos, representando cerca de 3,0 milhões de empresas geradoras de mais de 8 milhões de empregos.A CNTur reúne os segmentos de hotelaria e meios de hospedagem; os setores de gastronomia, restaurantes e similares; operadoras e agências de turismo; empresas de refeição coletivas; entretenimentos e parques temáticos; além dos clubes recreativos, sociais e esportivos. Sua atuação na defesa dos interesses da categoria se dá principalmente na esfera federal, atuando em conjunto com as federações e sindicatos também nas esferas estaduais e municipais.