uso da água

Proposta visa aumentar taxa de uso da água para irrigação

A proposta do Comitê da Bacia do Rio São Francisco é de aumentar taxa de uso da água para irrigação em até 800%.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) rejeitou por unanimidade a proposta do Comitê de Bacias do Rio São Francisco de aumentar os valores cobrados pelo uso da água do rio, que pode chegar a 800%.

O debate aconteceu no dia 26 de outubro em reunião da Subcomissão Nacional de Recursos Hídricos.

“A CNA, como sempre vigilante na defesa dos produtores rurais brasileiros, vai lutar pela rejeição dessa proposta que compromete significativamente os custos de produção e a viabilidade econômica e operacional da irrigação em diversos polos produtivos que ficam na bacia do rio São Francisco”, destacou o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço.

Desde o início do ano a CNA realiza reuniões em parceria com as Federações de Agricultura e Pecuária e Associações de Irrigantes para negociar valores menores de taxa de uso da água.

“Essa cobrança que pode ir de 300% a 800% não é justa, porque é um pagamento que pode tirar a competitividade do setor e onerar a produção”, destacou o coordenador de Sustentabilidade da Superintendência Técnica da CNA, Nelson Ananias Filho.

A CNA vai levar seu posicionamento ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos para que a proposta possa ser reestruturada.

“A cobrança não tem fim de arrecadação, mas de mostrar didaticamente o valor da água. Porém, com os valores propostos, estão desvirtuando o princípio da cobrança e deixando o sistema produtivo sem condições de produzir”, reforçou Nelson Ananias.

Vale lembrar que os próprios produtores rurais são conscientes da questão do uso da água na Bacia do Rio São Francisco.

Aliás, o Foodnews destacou o artigo “Produtores do Vale saem em defesa do Rio São Francisco”. Clique aqui e saiba mais!

A Bacia do Rio São Francisco está passando por uma das piores crises hídricas dos últimos 90 anos, o principal reservatório da região poderá chegar ao volume morto ainda no fim de novembro deste ano, se não houver chuvas.

Adaptado da CNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Proposta visa aumentar taxa de uso da água para irrigação was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!