venda direta

Venda direta aproxima produtores e consumidores!

A venda direta de frutas e hortaliças está em plena expansão no Brasil, impulsionada por novos formatos de negócios.

Produtores também já vendem hortifrútis por meio da Amazon.com ou criam sites próprios para comercialização eletrônica e entrega em domicílio.

Os avanços da venda direta não param por aí.

Agricultores tradicionais ou novos têm cultivado em áreas urbanas, tanto folhosas, quanto banana, laranja e outras frutas. Muitas vezes, esses produtores urbanos são favorecidos por leis municipais, em que terrenos que produzem alimentos dentro da cidade têm descontos no IPTU.

E essa tendência de venda direta não é somente nacional.

Na Espanha, o avanço das hortas urbanas já resultou na criação de site específico para aluguel de terrenos dentro de cidades. Recentemente, houve também um “renascimento” do mercado do produtor nos Estados Unidos (o número desses mercados quadruplicou entre 1994 e 2015, segundo o USDA).

O impulso veio principalmente da “onda de consumo de produtos locais”, na qual o apelo ambiental ganha força, já que se consegue aliar a boa qualidade do alimento à produção mais sustentável, na medida em que o deslocamento é reduzido e as perdas, minimizadas.

Além disso, no Brasil, em tempos de bolso apertado do consumidor e de altos custos de produção e comercialização para o produtor, a venda direta pode ser uma alternativa de viabilizar um preço mais equilibrado para ambos: nem tão baixo para o produtor e nem tão elevado para o consumidor.

Com a venda direta, a qualidade também pode ser melhor, já que sem intermediários o tempo de estocagem é reduzido.

A maior parte da rede de colaboradores do Hortifruti/Cepea não vende diretamente ao consumidor final.

A razão principal é que a logística é muito custosa para o produtor escoar toda a sua produção “de porta em porta”. E, dependendo da escala de produção, o consumo local não a absorve.

Apesar de representar ainda um nicho de mercado, e ter vários desafios a superar, a valorização do produto local está em evidência, e produtores familiares, especialmente os que produzem sob o sistema orgânico, têm uma ótima alternativa para o escoamento da produção.

Fonte: Material adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Venda direta aproxima produtores e consumidores! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!