vinhos de mesa

Diferença entre vinhos finos e vinhos de mesa!

A diferença entre os vinhos finos e os vinhos de mesa está nas uvas utilizadas para a elaboração das bebidas.

O brasileiro, tradicionalmente, gosta de vinhos suaves e doces. Mas, de acordo com Lucas Bueno do Amaral, enólogo e mestrando da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP), esse paladar vem mudando, conforme o vinho se torna uma bebida mais popular e mais frequente em ocasiões não especiais.

A diferença entre os vinhos finos e os vinhos de mesa são as espécies das uvas utilizadas para a elaboração das bebidas. Amaral explica que as videiras usadas com o objetivo de processamento do fruto e/ou seu consumo in natura são do gênero Vitis. As duas mais importantes são a Vitis Vinifera e a Vitis Labrusca.

“A Vitis Vinifera é uma espécie europeia, e é dela que fazemos vinhos finos, espumantes e vinhos licorosos. Variedades como Syrah, Cabernet Franc, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Carmenére – todas elas pertencem à espécie Vitis Vinifera. Algumas variedades, como a Thompson, são consumidas in natura, ou usadas para a produção de uvas-passa”, explica Amaral.

Já a Vitis Labrusca é uma espécie americana, utilizada principalmente na produção de vinhos de mesa e de sucos, além do consumo in natura. “Para elaboração de vinho de mesa usam-se variedades como a Bordô, também muito utilizada para a produção de sucos, a Isabel, a Niagara Rosada e a Niagara Branca. As duas últimas também são muito consumidas in natura”.

E por falar em vinhos finos e vinhos de mesa, você sabia que a importação de vinhos pelo Brasil no acumulado dos meses de janeiro e novembro de 2018 é recorde histórico? Clique aqui!

O Foodnews destaca a tendência do mercado de vinhos no Brasil para o ano de 2019. Clique aqui e saiba mais! O Foodnews destaca também os países com maior consumo de vinho percapita.Afinal, quais os maiores consumidores mundiais de vinho? Clique aqui e descubra!

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Diferença entre vinhos finos e vinhos de mesa! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!