visas

Iniciativa aproxima Visas dos restaurantes. Confira!

No Foodnews, painel ANR – Associação Nacional de Restaurante, veja iniciativa que aproxima bares e restaurantes dos representantes das Visas (Vigilância Sanitária), visando entender problemas e buscar soluções em conjunto para o setor de alimentação fora do lar.

A ANR reuniu em sua sede cerca de 40 responsáveis técnicos para um encontro inédito com representantes das Visas de Santo André, São Bernardo e Osasco. Com o objetivo de promover debates sobre o segmento e, principalmente, a troca de experiências.

Para a VISA de Santo André, iniciativa da ANR é fantástica.  “Na prática, o que pretendemos com esse encontro é alinhar as expectativas das Visas e dos responsáveis técnicos, mostrando que estamos olhando para a mesma coisa, embora cada um com o seu papel e sua responsabilidade”, explicou Vera Lúcia Franco, gerente da Vigilância Sanitária de Santo André. “Por isso, acredito que essa iniciativa é tão fantástica, pois essa proximidade e essa convivência são imprescindíveis para o setor. Além disso, termos vigilâncias de outra região (Osasco) e estabelecimentos de outras localidades de São Paulo, só enriquece a proposta.”

Durante o encontro, não apenas a iniciativa do workshop foi elogiada. Rafaela Natal, representante do Habbib’s, associada da entidade, ressaltou a importância do encontro mensal realizado pela associação, o GT-Tec. (Grupo de Trabalho) “Um dos papéis dos GTs é se manter atualizado em relação às legislações sanitárias. Em São Paulo, somos privilegiados em participar de um grupo técnico como o da ANR, porque isso nos ajuda a estar sempre por dentro das normas, além de nos dar a possibilidade de propor adequações e sugestões em alguns casos. Mas, será que, no país todo, as informações chegam com a mesma velocidade?”, questionou.

Para alguns, a postura das Visas, às vezes, gera dúvidas.

Patrícia Oliveira, da Frooty, conta que há interpretações diferentes sobre legislações por parte dos auditores. “A prática é muito distante do que está no papel. Por isso, para ser mais efetiva, eu acredito que o órgão deveria ficar mais próximo do processo.”

O debate seguiu por outras vertentes, incluindo a importância da documentação do setor, foco da apresentação da Visa de São Bernardo do Campo, representada pelas nutricionistas Fernanda Poleto Nishiwaki e Eliana Satie Shibata. “Existe uma preocupação com os documentos, mas nem sempre há o mesmo cuidado quanto ao conteúdo desses materiais. Por isso, abordamos alguns erros que são recorrentes em manuais de boas práticas, certificados de controles de pragas e no controle de temperaturas, para tentar melhorar esses textos”, afirmou Fernanda.

Eduardo Alves, responsável pela VISA de Osasco, optou por focar sua apresentação na discussão de procedimentos operacionais. “Quisemos trazer outro olhar de como é possível realizar essas ações diárias de maneira menos traumática, tanto para os RTs quanto para os funcionários dos estabelecimentos”, pontuou.

Assine nossa newsletter e receba semanalmente notícias do setor de alimentação fora do lar!

O Foodnews é uma parceria com a Foodlogics – www.foodlogics.com.br, que oferece uma plataforma online de busca de fornecedores e cotação de insumos em um ambiente exclusivo. Cadastre-se e use gratuitamente!

Iniciativa aproxima Visas dos restaurantes. Confira! was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.