Mais de 250 churrasqueiros voluntários participaram do Festival Braseiro - Crédito Rafael Viana-ZF Press

Festival Braseiro coleta resíduos e desperta consciência ambiental

Festival Braseiro reverte mais de 1,5 tonelada de resíduos sólidos em doação para projeto social.

Despertar a consciência ambiental, social e ainda ajudar o próximo. É com esse objetivo que a quinta edição do Festival Braseiro (clique aqui), realizada no último dia 8 de setembro, em Rondonópolis, coletou mais de 1,5 tonelada de resíduos sólidos recicláveis – que foram convertidos em mais de R$3,3 mil, valor doado para projetos da Coopercicla [Cooperativa de Reciclagem de Lixo União Cidadã Recicla de Rondonópolis].

Desde a primeira edição, o Festival Braseiro traz em seus pilares um cunho social.

Em Rondonópolis, além da Coopercicla, onze projetos de instituições filantrópicas serão beneficiados diretamente com doações dos lucros obtidos na quinta edição do festival. Dessa vez, o evento também irá reverter toda a verba arrecadada com a venda de bebidas no bar independente de destilados e fermentados para a Arpta [Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtornos Autista].

Com público de mais de três mil pessoas e sete horas de festival, a iniciativa reuniu 511 kg de papelão, 123,40 kg de pet [separada], 40 kg de rafia, 33 kg de plástico m. misto, 32 kg de plástico m. cristal, 146,60 kg de plástico mole colorido e 645,30 kg de latinhas. Todo o material reciclável foi recolhido e separado, em tempo real, por equipes no local do evento.

Conforme destaca o presidente da Associação Braseiro, Marco Túlio Duarte Soares, que é idealizador do evento junto com um grupo de amigos que atua em favor da carne e de obras sociais, os resíduos sólidos recicláveis tem um valor ambiental, bem como um valor econômico – tendo em vista a volta para sua cadeia produtiva.

“Nós, como cidadãos responsáveis, devemos contribuir para a conscientização ambiental ao procurar soluções sustentáveis para o destino desses resíduos sólidos recicláveis. Tanto que, pela segunda vez, o Festival Braseiro recolheu e doou esse material reciclável para a Coopercicla. Mas, para além da preservação do meio ambiente, essa também foi uma forma de apoiar outro projeto social. Um objetivo que ganha força a cada evento”, pondera.

Considerado o maior festival de carnes nobres do país, o Festival Braseiro reuniu mais de 250 churrasqueiros se mobilizaram para comandar 42 estações de preparo de carnes especiais e assar cerca de quatro toneladas de cortes de bovino, suíno, aves, peixe e cordeiro.

O evento, aconteceu no último dia 8 de setembro, no Clube dos Funcionários da Fundação MT, ao lado do Horto Florestal, em Rondonópolis. Realizado pela Associação Braseiro, o Festival Braseiro traz em seus pilares um cunho social. Todos os churrasqueiros trabalham voluntariamente e 100% do lucro será revertido para 11 projetos de entidades filantrópicas.

E você sabia que copos plásticos usados durante a Oktoberfest 2018 se transformarão em tijolos reciclados para hortas comunitárias? Clique aqui e confira!

E por falar em copos plásticos e reciclagem, o Foodnews destaca para o problema das garrafas plásticas que, não para de crescer! Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Festival Braseiro coleta resíduos e desperta consciência ambiental was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.