desperdício de alimentos

União Europeia e Brasil discutem desperdício de alimentos

O Seminário Sem Desperdício – Diálogo União Europeia – Brasil, ocorrerá em 31 de outubro no Rio de Janeiro.

O evento pretende pretende ampliar a discussão para reduzir perdas e desperdício de alimentos.

O Seminário Sem Desperdício ocorre no Museu de Arte do Rio de Janeiro e discutirá estratégias nacionais e outros instrumentos voltados para a indústria, o varejo e o consumidor, ou seja, para as etapas finais da cadeia alimentar.

Para tratar práticas pontuais ou estratégias mais amplas já em execução, serão apresentados casos de sucesso de países europeus que podem ser implementadas em outros locais e servir de base para a estruturação de ações.

Ainda como extensão das ações, o projeto, que tem duração de um ano, contratará um consultor externo para conduzir um estudo quantitativo sobre desperdício de alimentos no Brasil, com foco no consumo das famílias, uma demanda da União Europeia e também uma lacuna identificada em estudos já realizados no Brasil.

Os componentes do projeto deverão integrar uma missão à União Europeia para conhecer as iniciativas de comunicação voltadas para o consumidor, indústria e varejo.

Infelizmente, o Brasil é um dos países que lideram o desperdício de alimentos do mundo.

Segundo uma pesquisa internacional realizada pela World Resources Institute (WRI), anualmente, são  mais de 40 mil toneladas de alimentos jogados fora (clique aqui e saiba mais)

Segundo a FAO, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido.

O tema está sendo debatido em diversas instâncias e se relaciona a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: “Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, em nível de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita”.

O tema desperdício de alimentos no mundo já foi tema apresentado no Foodnews (clique aqui).

Na ocasião, destacamos que o desperdício de alimento todo ano é igual a mais de metade das culturas cereais anuais do mundo (2,3 bilhões de toneladas).

Adaptado por Juliana Miura. da Embrapa!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

União Europeia e Brasil discutem desperdício de alimentos was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.