dia mundial da reciclagem

No dia mundial da reciclagem desperte sua consciência!

O Foodnews destaca o dia mundial da reciclagem e sua importância para a conscientização de um problema que não para de crescer no Brasil e no mundo!

No dia mundial da reciclagem, vamos saber um pouco dos números do lixo no Brasil e no mundo.

As estatísticas atuais apresentam o lixo como um dos maiores problemas da sociedade e das cidades modernas.

A produção de resíduos sólidos no mundo chega a 2 milhões de toneladas por dia ou 730 milhões de toneladas ao ano. E, ano após ano, a quantidade de lixo aumenta.

Nos países mais ricos, a média diária de produção de lixo é de 1,9kg por pessoa, enquanto nos países mais pobres, os números variam de 0,3 a 1,0kg por pessoa.

O Brasil gera cerca de 150 mil toneladas diárias de resíduos, sendo que cada indivíduo produz cerca de 1,0 kg de lixo diariamente.

Aproximadamente 45% do lixo produzido no Brasil é reciclável, sendo que 25% é papel, 4% metal, 3% vidro e 3% plástico, mas a reciclagem é realizada em 2% deste total.

E nesse dia mundial da reciclagem ainda temos pouco o que comemorar!

Os dados indicam que apenas cerca de 10% dos resíduos gerados nas cidades brasileiras são reciclados, já que a maioria dos municípios brasileiros não possui serviços de reciclagem e muito menos coleta seletiva.

Informações do IBGE indicam que somente 1 em cada 3 lares do país separa o lixo biodegradável daquele que não é.

E será que a população também está consciente desse aumento da produção de lixo no Brasil?

Apenas cerca de 50% da população separa o lixo seco do molhado, somente 35% aproveita o verso do papel sulfite e 29% compram produtos com material reciclável.

A reciclagem e o reaproveitamento dos materiais é o primeiro passo para a conscientização da população referente à preservação ambiental.

Dentre os produtos reciclados, o alumínio tem um papel representativo já que 90% destes são reciclados. Isso se deve ao alto valor de mercado da sucata, além do grande número de latinhas de alumínio consumidas no país.

Dados adaptados do Instituto Planeta Verde.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

No dia mundial da reciclagem desperte sua consciência! was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.