escola sustentável

Programa escola sustentável chega ao País!

Escolas brasileiras começam a fazer parte do projeto ” Escola Sustentável “.

E no Brasil a adesão ao projeto ” Escola Sustentável ” vai começar pela Bahia. As escolas públicas de 4 cidades do estado da Bahia devem passar por uma transição de todas as refeições servidas em seus refeitórios até o fim de 2019, para 100% à base de vegetais.

A mudança faz parte do projeto ” Escola Sustentável “, liderado pela HSI (Humane Society International) no Brasil e pelo Ministério Público da Bahia, que visa promover hábitos alimentares saudáveis aos alunos, reduzir o desperdício de água e colaborar com a produção local.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge 20% das pessoas adultas. Já entre as crianças menores de cinco anos, estima-se que 7,3% estão acima do peso – cenário que também tem motivado a criação de campanhas por parte do Ministério da Saúde.

As cidades de Serrinha, Barroca, Teofilândia e Biritinga serão as primeiras do mundo a assumir este compromisso de oferecer refeições exclusivamente baseadas em vegetais, segundo a HSI. A princípio, 30 mil alunos serão atendidos pelo plano, que deve reduzir o consumo de carne, laticínios e ovos em aproximadamente 25% por semestre, e aumentar a ingestão de frutas, hortaliças e cereais integrais. Mais de 23 milhões de refeições serão afetadas ao ano.

O programa começou nesta segunda quinzena de março e incluiu, inicialmente, treinamentos aos cozinheiros das escolas das cidades, liderados por um chef de cozinha da HSI – que compartilhou ideias de receitas econômicas e nutritivas, preparadas com ingredientes locais.

E por falar em escola sustentável, as frutas e hortaliças podem sim, cair no gosto das crianças.

Esse aliás, foi um dos temas apresentados no Foodnews. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Programa escola sustentável chega ao País! was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.