gestão hídrica

Dia mundial da água, entenda a importância e desafios da gestão hídrica!

No dia 22 de março comemoramos o Dia Internacional da Água.

Esta data foi criada há 25 anos pela ONU para elucidar a importância da água e discutir mundialmente o tema da gestão hídrica.

O tema escolhido para este ano é “Natureza para água”, ressaltando a importância das soluções baseadas na natureza para superar os desafios da gestão hídrica. O plantio de florestas, a recomposição de matas ciliares, a preservação de lagos e rios, além da diversidade de espécies são essenciais para conter as mudanças climáticas e garantir um meio ambiente saudável e devem ser pensados e propostos em conjunto com medidas tecnológicas e de engenharia.

O Brasil, conhecidamente um país com grande disponibilidade hídrica, tem sofrido continuamente e paradoxalmente com a escassez de recursos hídricos. Embora seja um dos países com maior reserva de água doce do mundo, a distribuição pelo país é desigual.

A região norte detém cerca 80% da água doce superficial disponível para consumo, enquanto possui baixa densidade demográfica e pouca demanda por uso de água. Adicionalmente, a distribuição de chuvas no país é desigual ao longo do ano.

De acordo com  a publicação “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017”, elaborada pela Agência Nacional de Águas (ANA), entre 2003 e 2017, um total de 47,5% dos municípios brasileiros decretaram Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública devido às cheias. Em relação à seca, no mesmo período, cerca de 50% dos municípios brasileiros decretaram Emergência ou Estado de Calamidade Pública, vitimando, principalmente, a população mais carente.

Os efeitos da crise hídrica são sentidos em muitos setores da economia no nosso país, por exemplo, devido a diminuição das vazões nos rios, as hidrelétricas geram menos energia e a produção exige mais das termelétricas, tornando a energia mais cara.

Dada a essencialidade e importância da água, tem-se observado uma crescente cooperação das nações para garantir a oferta do recurso hídrico para o abastecimento humano, para as atividades produtivas e para reduzir os riscos associados aos eventos críticos.

E por falar nisso, você sabe qual a expectativa do aumento da demanda mundial por água? Clique aqui e descubra!

Neste sentido, ocorre esta semana na cidade de Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água, maior evento mundial sobre o tema onde serão realizadas mais de 1300 palestras, reunindo cerca de dez mil participantes de mais de 160 países.

Fique conosco no Foodnews Sustentabilidade e acompanhe as notícias e novidades relacionadas a gestão hídrica!

E para finalizar, o Foodnews destaca a importância da água na alimentação! Clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Dia mundial da água, entenda a importância e desafios da gestão hídrica! was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.